Instituto SENAI de tecnologia mobiliza região do Cariri para difundir a interiorização

O Instituto SENAI de Tecnologia (ISTEMM), gerenciado por Carlos Mesquita, iniciou, na semana de 26 a 28 janeiro, ações de prospecção na região do Cariri para difundir a capacidade do SENAI e SESI Ceará, entre os municípios da região, impulsionando assim a interiorização, algo que vem trabalhado pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda.

A comitiva foi formada pelos colaboradores Ataliba Holanda, Coordenador de Serviços de Tecnologia, Camila Forte, Líder do Habitat de Inovação do SENAI e a Líder de Serviços de Consultoria do SENAI, Érika Lorena. A equipe teve a missão compartilhada de apresentar aos futuros parceiros a capacidade que o SENAI ISTEMM e o Centro de Inovação do SESI possuem em apoiar as indústrias do Estado do Ceará no ganho de produtividade e competitividade em seus processos produtivos e equipamentos.

Também foi apresentado o Habitat de Inovação, seu objetivo e seu papel no ecossistema de inovação e empreendedorismo do Estado do Ceará, além de apresentar projetos do SENAI Ceará para a formação de parcerias na região.

No dia 25/01 foi promovida uma visita ao Espaço CUIDA, o primeiro HUB Híbrido de Empreendedorismo e Inovação do Cariri. A reunião com os fundadores Marcio Regio e Samya Angelim do HUB foi voltada para a discussão de ações conjuntas para desenvolvimento de projetos. A interiorização, por meio de conexões com o Habitat de Inovação, será importante para promover o encontro entre os líderes de comunidade, startups e empreendedores.

Já no dia 26/01, um encontro, na cidade de Juazeiro do Norte, foi feito com os consultores credenciados ao SENAI Ceará para abertura oficial do programa Sebraetec 2022. No evento, a comitiva e o Gerente do SESI Juazeiro do Norte, Francisco Leite, realizaram uma visita ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Juazeiro e Iguatu, para a apresentação oficial do Gerente do SENAI ISTEMM, Carlos Mesquita.

O momento contou com a participação dos articuladores locais que apresentaram as equipes e alinharam as expectativas para a parceria na região. Elizângela Andrade, articuladora do Sebrae Juazeiro, salientou que “ a parceria com o SENAI de forma estruturada na região propiciará levar produtos inovadores para a indústria do Cariri”.

A Consultora Camila Forte, também participou da reunião sobre a Chamada Pública do FINEP, que tratou da implementação de Centros de Inovação na Universidade Regional do Cariri (URCA), juntamente com representantes do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo do Cariri, além de receber o secretário e a Diretoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte para estudar possíveis parcerias de atuação do Habitat de Inovação na cidade.

Ainda como parte da programação, no dia 27/01, aconteceu uma visita prospectiva, com o apoio de Audevânio Lisboa, da Gerência de Mercado (GEM) da FIEC, às empresas PVC Indústria e Comércio de Plásticos, CETEX Indústria e Comércio de Artefato de Látex e PEREQTÊ, empresa do ramo de moda Íntima para a identificação de novos negócios.

Finalizando, no dia 28/01, a comitiva participou do Fórum Conecta Milagres 2050, juntamente com o prefeito da cidade, no qual Carlos Mesquita apresentou o Habitat de Inovação e o Centro de Inovação do SESI, as ações que estão sendo desenvolvidas com os parceiros e o plano que está sendo traçado de ação em conjunto.

Também aconteceram visitas ao cliente Sabão Juá, empresa na qual o SENAI atua fortemente por meio das consultorias Lean. A comitiva ainda visitou a cidade de Brejo Santo no intuito de prospectar novos clientes como as empresas Café Ojuara e a Dilly Sports.

Para o gerente do ISTEMM, Carlos Mesquita, é de suma importância essa agenda de negócios e prospecção na região do Cariri, pois estreita os laços de confiança entre os parceiros, clientes e consultores. Reforça ainda a parceria com o SEBRAE, pois alinha expectativas e ainda sinaliza possibilidades em novas áreas como Saúde e Agronegócio. Salienta ainda que essa aproximação tem como intuito gerar parcerias e negócios que leve o desenvolvimento de inovação para a região, desafio este dado por nosso Presidente Dr. Ricardo Cavalcante e o Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI Paulo André Holanda.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA