SENAI Ceará oferece laboratório de ensaios para setores da construção civil

Serviços Metrológicos, indispensáveis para o trabalho das empresas ligadas à construção civil,  concentram os serviços de análise e de ensaios, em conformidade com regulamentos técnicos, normas e sistemas de gestão. Ensaios determinam uma ou mais características de um produto, processo ou serviço, em conformidade com um procedimento especificado. Cada ensaio é caracterizado pelo procedimento de análise realizado pela utilização de equipamento laboratorial por técnico especializado.

Sempre ao lado da indústria cearense e da construção civil de nosso estado, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), oferece o Laboratório de Construção Civil do SENAI Ceará, localizado no Instituto SENAI de Tecnologia (SENAI IST), em Maracanaú, que realiza ensaios nos segmentos de agregado, concreto, solo, cerâmica vermelha e acústica para norma de desempenho. O Laboratório, atualmente, é o único do Ceará qualificado para a realização de ensaios em blocos cerâmicos para o Programa Setorial da Qualidade (PSQ).

O Lab oferece serviços como: Ruptura de corpo de prova cilíndrico à compressão, Ruptura de corpo de prova prismático à compressão, Moldagem de corpo de prova de concreto, Execução de slump teste (segmentos concreto), Composição granulométrica (segmento agregado), Determinação das características geométricas, Determinação do índice de absorção de água, Determinação da resistência à compressão dos blocos e tijolos cerâmicos estruturais e de vedação (segmentos cerâmica vermelha), Medições acústicas em edificações habitacionais (segmento acústica),  Determinação do limite de liquidez e  Determinação do limite de plasticidade (segmentos solo).

Segundo Anderson Moreira, consultor de Serviços Técnicos e Tecnológicos do SENAI IST,  por meio da qualificação para realização de ensaios em blocos cerâmicos para PSQ, o laboratório proporcionará às cerâmicas cearenses a utilização desta ferramenta para aumento da produtividade, redução de perdas do processo produtivo, garantia da confiabilidade dos resultados realizados, produtos conformes, melhoria contínua da qualidade dos produtos, aumentando a competitividade dos produtos dos clientes SENAI no mercado.

“Além dos ensaios em blocos cerâmicos, o Laboratório de Construção Civil também realiza compressão em corpos de prova cilíndricos de concreto, com a finalidade de sabermos a resistência do item ensaiado e medições acústicas que tem como objetivo identificar e quantificar os níveis da pressão sonora próximo às fontes ruidosas, bem como em seus receptores, para assim definir melhor a estratégia de isolamento acústico conforme objetivos traçados”, explica Anderson.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA