Aptidões dos estudantes são prioridade no Novo Ensino Médio

Aos 18 anos e ainda cursando o 3° ano do Ensino Médio da Escola SESI SENAI Sobral, o jovem Cláudio Yuri Santos Silva tem razões de sobra para celebrar 2021. Ele foi convidado pela Spindola para atuar na área de Tecnologia (TI) da empresa. Esse é um bom exemplo do que o Novo Ensino Médio, que passa a ser obrigatório em todo Brasil no próximo ano, pode proporcionar na vida dos estudantes. Ele faz parte da primeira turma em Sobral a se formar nesse novo sistema.

“Meu dia a dia laboral é bem voltado para atividades e metas que envolvem tanto a manutenção dos computadores, quanto a infraestrutura da rede física e lógica”, compartilha o aluno sobre sua nova experiência. Cláudio conta que tudo aconteceu de forma inesperada e surpreendente. Ele faz parte da equipe de Robótica do SESI, no papel de programador, e esse ano a equipe foi contemplada com o 2° lugar no torneio FTC (First Tech Challenge), fazendo uma aliança com uma equipe russa.

Foi quando representantes da Spindola visitaram o Centro Integrado o SESI SENAI para conferir as oficinas de robótica, onde um dos mentores e ele foram apresentados à empresa. “Aproximadamente uma semana depois, a Spindola fez contato com o SESI com intuito de me contratar e graças a Deus ocorreu tudo bem e, hoje, estou trabalhando”, comemora. O jovem está na instituição escolar há três anos e optou pelo Novo Ensino Médio porque achou a proposta bastante interessante.

Profissionalizante

Além de estudar as quatro áreas de ensino: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e ele faz o curso profissionalizante em Redes de Computadores. “Me identifico bastante com todas essas áreas, porém, tenho uma grande paixão pela matemática, pois gosto bastante de cálculos, fórmulas e dentre outros”, revela. Sobre as aulas ele avalia que o grande diferencial é a dinâmica que não se prende a leitura e envolve jogos interativos e muita tecnologia. 

“Gosto bastante da plataforma kahoot, pois a partir dela, nós alunos, conseguimos testar nossos conhecimentos em todas as áreas de maneira competitiva”, comenta o estudante que ressalta que a conectividade proporciona mais conhecimento de maneira atrativa. Para ele, além da estrutura física que a Escola SESI SENAI oferece o que também é muto importante é a qualificação dos professores que têm muita apropriação do conteúdo e dão atenção aos alunos, tornando o aprendizado mais atrativo e de fácil compreensão.

Futuro

Cláudio deseja seguir na área de Redes de Computadores e já está procurando graduação em Engenharia da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Há alguns anos não tinha certeza da profissão que gostaria de exercer, porém a Escola SESI SENAI com seus direcionamentos me ajudou a chegar nessa decisão. Me identifiquei bastante com a área computacional e desejo prosseguir nela”, afirma.

O instrutor educacional área de TI da Escola SESI SENAI, Thiago Batista Alencar, pontua aos poucos a instituição está inserindo os alunos no mundo do trabalho com as unidades curriculares que oferecem.  “Eles vão se apropriando e construindo planos para o que querem ser ou seguir.
Ao logo da trajetória eles têm clareza sobre o mercado de trabalho e o mundo profissional e vão sanando todas as dúvidas nas diversas disciplinas e relacionamento com os projetos da escola”, observa.

Há oito anos na instituição, Thiago avalia que o quadro de professores se adaptou bem ao Novo Ensino Médio, pois a nova proposta traz um mudança positiva para a educação como um todo. “Os jovens aprendem a ter uma visão mais clara do mercado de trabalho e o que os espera, além de saírem com competências essenciais para serem excelentes profissionais”, pontua.

Serviço

Escola SESI SENAI Sobral
Matrículas disponíveis para o Novo Ensino Médio AQUI. 
@escolasesisenai

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA