Reta final para o Enem 2021

Alunos da Escola SESI SENAI, em Sobral, se preparam para esse momento tão importante

Faltando cerca de uma semana para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dias 21 e 28 de novembro, é hora de ser estratégico, ter calma e revisar o conteúdo. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esse ano foram 3.109.762 inscritos. Para modalidade digital foram registradas 68.891 adesões.

A professora de Matemática da Escola SESI SENAI, em Sobral, Gilmara Gonçalves Pita, que trabalha há mais de dez anos na instituição e há dois está atuando com destaque no Enem, diz que esse processo começa desde o 1º ano do ensino médio e é focado em todas as áreas do conhecimento - Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“O nosso diferencial se dá pelo fato de trabalharmos em cima da matriz curricular do Enem com um excelente material didático e um grupo de professores qualificados e preparados para as particularidades desse exame nacional”, declara. A Escola SESI SENAI tem, ainda, oferecido aos alunos aulões que trabalham questões de provas passadas e oficinas de redação, fazendo com que os estudantes se tornem críticos quanto a sua escrita, tralhando temas que tenham grande probabilidade de caírem nas provas.

Há três anos estudando na Escola SESI Senai, Antônio Lucas Sousa Graciano, 17 anos, cursa o 3° Ano Redes de Computadores. Ele se diz ansioso em relação a prova do Enem para esse ano, mas, ao mesmo tempo, se sente confiante em relação ao resultado. Ele vem se preparando com a ajuda de cronogramas de estudo, treinamentos do conhecimento geral com questões e princípios da dissertação, meio de narração usado no Enem, e organização do tempo.

Em relação as aulas o que ele mais tem mais afinidade é que são interativas e desenvoltas. “Gosto das interativas com os grupos de estudo e pesquisas de campo; e das desenvoltas pelos debates, pesquisas aplicadas e opiniões reais. O que mais gosto de participar são as aulas práticas, em que sou submetido a pôr meus conhecimentos à prova”, explica. O jovem sonha ser advogado criminalista e quando perguntado o que mais o chama atenção nessa profissão a resposta está pronta: a defesa dos direitos e o zelo pela justiça.

Pontos de atenção

Segundo a professora, os alunos encontram dificuldades de raciocínio matemático, interpretação de texto, lhe dar com o tempo hábil ao resolver as questões e ter controle emocional diante das provas. “Trabalhamos de uma maneira contextualizada, treinando as questões que os alunos apresentam mais dificuldades, sejam com aulas específicas, provas ou simulados, servindo de treino para o exame. Além de encontros com psicólogos que passam dicas e orientações de como lhe dar com o emocional”, detalha Gilmara.

10 Dicas para o Enem 2021

1. Invista na organização do tempo;
2. Prepare seu espaço para estudar;
3. Monte um cronograma de estudos;
4. Leia sobre atualidades;
5. Treine o modelo dissertativo-argumentativo para a redação;
6. Faça provas aplicadas em anos anteriores;
7. Busque o equilíbrio;
8. Na hora da prova comece pelas questões mais fáceis e deixe as mais difíceis por último;
9. Alimente-se bem antes da prova;
10. Dê um tempo nos estudos antes da prova.

Mais informações sobre a Escola SESI SENAI acesse www.sesi-ce.org.br/escolasesisenai ou ligue (88) 3677-8200.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA