SENAI e SESI, em conjunto com o Observatório da Indústria da FIEC e uma rede de atores, são finalistas em premiação internacional

Quase 160 milhões de pessoas trabalham informalmente na América Latina e no Caribe. Um problema gravíssimo que afeta, principalmente, as mulheres.

Para contribuir com a recuperação do emprego formal na região, depois de grandes perdas de postos de trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou uma convocatória para projetos inovadores na América Latina e no Caribe. O objetivo é que elas apresentem ideias, soluções e práticas inovadoras a partir do uso de novas tecnologias para apoiar os esforços para reduzir a informalidade do trabalho por meio da melhoria de competências.

Ao todo, mais de 60 candidaturas foram recebidas, das quais cinco propostas foram pré-selecionadas como finalistas. Entre essas cinco, duas são brasileiras e desenvolvidas por uma rede de atores, dentre eles o Observatório da Indústria, o SESI Ceará e o  SENAI Ceará.

Os finalistas apresentarão as suas ideias durante o evento “Jornada de Ideias - o poder da inovação” que acontece no dia 4/11, às 12h (horário de Brasília). O evento contará com interpretação simultânea em inglês, espanhol e português. Além disso, o público terá a oportunidade de votar na sua ideia favorita! A inscrição para participar do evento pode ser realizado AQUI. 

Os dois primeiros lugares recebem, além de prêmio financeiro, apoio especializado para a criação de protótipos e implementação de suas soluções e oportunidades para fazer conexões e obter visibilidade global.

O público também poderá votar no seu favorito durante a realização do evento.

"O projeto AVAC coloca em destaque os trabalhadores informais da construção civil. Quando a gente tem essas pessoas como foco, a gente ajudar a melhorar vidas. São menos pessoas que sofrem acidentes de trabalho e mais pessoas com potencial para aumentar a sua renda familiar. Outro diferencial do projeto é que ele está sendo desenvolvido em conjunto com quem entende do setor da construção civil: Sinduscon e seu setor tecnológico, o Inovacon", ressalta Gabriel Gaspar, Pesquisador do Observatório da Indústria.

Mais detalhes sobre o projeto finalista #ElasporElas

Frente à vulnerabilidade social, violência, informalidade e ao desemprego vivenciado por milhares de mulheres, o aplicativo #ElasporElas surge como uma resposta. A iniciativa está sendo desenvolvida por uma rede de instituições, composta pela Vice-Governadoria do Estado, pelo Grupo Mulheres do Brasil, pelo Serviço Social da Indústria e por órgãos vinculados à Defensoria Pública e à Assembleia Legislativa. O projeto contempla trilhas educativas desde letramento digital, empreendedorismo e formalização, até temáticas como direitos humanos, rede de enfrentamento à violência contra a mulher e habilidades sociais para o trabalho.

“O aplicativo contará também com informações sobre dispositivos sociais, linhas de microcrédito e notícias sobre vagas de emprego.

Apesar de um público-alvo inicial de 500 mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência na capital do estado do Ceará, o aplicativo será de livre acesso para qualquer pessoa interessada.
Nosso diferencial está na acessibilidade de linguagem, na facilidade de repasse do conteúdo, nos direcionamentos em formatos de tutoriais, e tendo, em sua essência, o letramento digital. Frente à vulnerabilidade que mulheres vítimas de violência doméstica e urbana vivenciam, o aplicativo #ElasporElas se mostra como uma ferramenta para minimizar lacunas digitais de gênero, promover autonomia financeira e auxiliar em uma vida livre de violência”, ressalta Mariana Biermann, Pesquisadora de Prospectiva e Cooperação Estratégica do Observatório da Indústria.

Você sabia?

De acordo com o IBGE, a informalidade no mercado de trabalho já atingia 41,6% dos trabalhadores do país em 2019, o que representava, à época, 39,3 milhões de pessoas. Entre pessoas ocupadas sem instrução ou com o Ensino Fundamental incompleto, a proporção de informais era de 62,4%, mas de apenas 21,9%, entre aquelas com ensino superior completo. 


SERVIÇO:
Jornada de Ideias
Data: 4/11
Horário: 12h (horário de Brasília)
Inscrição do Evento: AQUI.

Link para acompanhar o evento: https://streamexico.tv/InnovacionOIT/

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA