Ceará Global destaca potenciais para o Comex e investimentos estrangeiros em primeiro dia de evento

O Ceará Global, maior evento voltado para a internacionalização do estado, está sendo realizado nos dias 14 e 15/10 com o tema "Clusters - Oportunidades para Comex e atração de investimentos".

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da abertura do evento, que aconteceu em formato online, com transmissão ao vivo.

“A FIEC reforça o compromisso de apoiar iniciativas concretas que visam o desenvolvimento dos grandes negócios, impulsionando a economia do estado, com o intuito de promover continuidade do crescimento socioeconômico do Ceará e relevante protagonismo com atração e captação de investimentos estrangeiros, como as concessões, e resultado dos hubs aéreo, marítimo, tecnológico e, mais recentemente, o hub de hidrogênio verde. Todas essas conexões estão transformando o Ceará em um Ceará Global”, destacou Ricardo Cavalcante.

Esta é a quinta edição do Ceará Global. A iniciativa, promovida pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Câmara Brasil-Portugal no Ceará, reúne empreendedores, investidores, entidades de classe e representantes do poder público.

O Ceará Global Clusters é um evento focado no desenvolvimento dos setores de tecnologia, geração de energia, logística e turismo. O objetivo é mostrar o “mundo” que existe no Ceará e a presença de produtos e empresas cearenses no mercado internacional.

O evento destaca os principais segmentos de negócios em atividade no Ceará, além das oportunidades para o comércio exterior do estado e de investimentos na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, como na produção de hidrogênio verde, tecnologia que pode colocar o Ceará entre os principais hubs deste setor no mundo.

Karina Frota, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, também participou da abertura do evento e destacou o Ceará como lugar de forte atração e captação de investimentos estrangeiros, com destaque para as recentes concessões que causam expressivos impactos positivos na economia do estado. “O Ceará vem impulsionando, cada vez mais, o crescimento socioeconômico do pais”, ressaltou Karina.

Ainda no primeiro dia de evento, Karina Frota mediou o painel 3 com o tema "Hub de Comércio Exterior - Mercados Estratégicos". Os convidados foram o Diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza; o Diretor de Relações Institucionais da Comexport, Luiz Fernando Braga; e o Vice-Presidente de Operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst.

Já o Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec) e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, foi um dos convidados do painel 4, que abordou o tema “Inovação e desenvolvimento: a chave para o empreendedorismo internacional”.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA