Dana Nunes conta trajetória do IEL Ceará em artigo publicado nesta quinta-feira (14/10) no jornal O Povo

“Na velocidade do futuro” é o título do artigo da superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes, publicado nesta quinta-feira (14/10), no jornal O Povo. Com o mote dos 50 anos do instituto, o texto aborda a evolução ao longo das últimas cinco décadas e a atuação do IEL Ceará para o desenvolvimento de pessoas e negócios. Confira o artigo a seguir:

Na velocidade do futuro

A missão Apollo 11, que levou o homem à lua em 1969, foi um marco propulsor da ciência e da tecnologia em todo o mundo. No Brasil, àquela época, o setor industrial desfrutava de uma taxa de crescimento em torno de cerca de 15% ao ano e, paralelamente, nesse mesmo período, o país registrava uma larga expansão do ensino superior, com o surgimento de diversas instituições privadas e o aumento no número de matrículas.    

Havia, no entanto, um longo fosso separando as empresas do universo acadêmico. Nesse contexto, os industriais brasileiros, com um olhar para o futuro e empenhados em aliar a eficiência empresarial ao conhecimento científico, fundaram o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), cuja missão era servir de ponte entre as empresas e as universidades, por meio de estágios supervisionados.  

No Ceará, o IEL foi criado em 30 de setembro de 1971. Ao longo desses 50 anos, o Instituto evoluiu significativamente e ampliou a sua atuação, passando a realizar pesquisas, consultorias para o aperfeiçoamento da gestão empresarial e capacitações para profissionais, executivos e líderes.

Hoje, vivemos a quarta revolução industrial e uma intensa transformação digital dos negócios, acelerada pela pandemia. O IEL Ceará se ajustou a essa nova realidade a partir da arrojada orientação do atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, que percebeu a importância e o potencial do IEL e impulsionou a sua atuação, lançando-o a um novo patamar. Sem dúvida, é um novo marco na história do Instituto.   

Nessa nova fase, o IEL Ceará está totalmente alinhado às demandas das empresas, com soluções diferenciadas, em sintonia com as tendências de mercado, contribuindo para a superação dos desafios impostos pela complexidade de um mundo em constante mutação.

São três, hoje, as áreas de atuação do Instituto: Educação Executiva, Trilhas de Carreiras e Gestão da Inovação e Pesquisas. Nessa última, destaque para o Hub de Inovação, lançado em setembro de 2020, que está contribuindo para a aceleração de diversas startups cearenses.

Assim, o IEL Ceará comemora 50 anos firmando-se como patrimônio da indústria cearense. Nesse cenário de recuperação econômica, a atuação do IEL é fundamental, pois a mudança que precisamos vem não só das máquinas, mas do humano. E o IEL transforma pessoas e negócios na velocidade do futuro.
         
Dana Nunes
Superintendente do IEL Ceará

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA