Representantes da FIEC participam de missão técnica de hidrogênio verde na Espanha

O Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim, juntamente com Roseane Medeiros, Vice-Presidente da FIEC e Secretária Executiva da Indústria do Estado Do Ceará (SEXEC/SEDET); José Candido Lustosa Bittencourt de Albuquerque; Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Augusto Teixeira de Albuquerque, Pró-Reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC; Carlos Alberto Mendes, Superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE); Danilo Serpa, Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); Duna Uribe, Diretora Executiva Comercial do CIPP; Fábio Abreu, Diretor Executivo de Engenharia do CIPP; João Paulo Neves, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais e Valdenia Barros Reis, Gerente de Desenvolvimento e Projetos, ambos da NEOENERGIA, estão em missão técnica de hidrogênio verde na Espanha.

O grupo chegou ao país, na última terça-feira, (05/10), onde foi recebido por Roque Bernadó Ibanez, e Andoni Diaz Carbonero, Diretores de Hidrogênio Verde da empresa IBERDROLA, maior distribuidora de energia elétrica não estatal da Europa.

A comitiva visitou o Centro Nacional do Hidrogênio, importante centro de pesquisas financiado pela União Europeia. No local, o grupo conheceu diversos projetos relacionados ao tema, incluindo um veículo movido a célula de combustível de hidrogênio verde, com previsão de autonomia de 600km com uma carga de 5kg de hidrogênio verde, e um tempo de recarga de apenas 5 min, bem inferior ao veículo elétrico.

"Visitamos em Puertollano, o Centro Nacional Del Hidrógeno, uma iniciativa do Ministério da Economia e Competitividade do governo da Espanha, e a planta de hidrogênio verde da Fertiberia que está em construção e será operada pela Iberdrola, controladora da NEOENERGIA no Brasil, que assinou recentemente um memorando de entendimento com o estado do Ceará para implantação de um projeto piloto na área de mobilidade. Foi um momento muito rico tendo tido a  comitiva, constituída por representantes do Governo do Estado, UFC, CIPP e FIEC, a oportunidade de aprofundar os conhecimentos que serão de grande relevância na implantação do projeto do H2V no Ceará", afirmou  Roseane Medeiros, Coordenadora da missão.

A comitiva visitou ainda uma unidade industrial em construção, localizada na planta da Fertiberia, cliente da IBERDROLA. A unidade em fase de construção, terá na etapa 1 uma potência total de 20MW para o eletrolisador e 35 MW para a usina solar fotovoltaica que irá suprir a produção de hidrogênio verde.

“Consideramos esta missão técnica um marco importante, por estarmos visitando um importante player do setor elétrico mundial e que está investindo fortemente no hidrogênio verde. Além disso, também pudemos ver na prática várias pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Centro Nacional do Hidrogênio. Tudo isso irá nos subsidiar no desenvolvimento dos planos que estão sendo elaborados pelo Grupo de Trabalho instituído pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do Hidrogênio Verde no Estado do Ceará”, destacou Joaquim Rolim. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA