Semana de Tecnologia e Cultura encerra com sucesso de público e resgate das brincadeiras populares

A 6ª edição da Semana de Tecnologia e Cultura aconteceu de forma híbrida nas três unidades das Escolas SESI SENAI, Parangaba, Juazeiro do Norte e Sobral e reuniu, nos quatro dias de evento, cerca de 1150 estudantes. De forma muito produtiva esta iniciativa proporcionou um intercâmbio de ideias que uniu alunos e professores em diferentes espaços das escolas, além das salas de aulas, numa experiência única de troca de saberes.

Nos últimos dias de evento, os destaques foram para a participação do Grupo de Teatro Carroça de Mamulengo, na unidade de Juazeiro do Norte; e, ainda, a disseminação das práticas de robótica pela equipe da disciplina com todos os estudantes da unidade Sobral. Já na Parangaba, o protagonismo ficou a cargo das oficinas realizadas pelos alunos, com relevância para pintura em tela e geometria com sólidos.

O encerramento foi pura diversão para celebrar esses dias de união com os jogos populares. A surpresa foi a participação dos familiares. “Sou mãe de um aluno do SESI e é o primeiro ano dele. Estou grata e realizada por essa experiência diferente na vida dele”, disse Michele Henrique, mãe do estudante Pedro Henrique do 6º ano B, unidade Parangaba, elogiando o retorno das brincadeiras como dominó, pipa e pular corda.

O aluno da mesma unidade, Joab Pinheiro, do 8° ano B, achou bastante interessante o evento, pois em meio a pandemia tudo ficou muito fechado, principalmente o acesso a esse tipo de recreação. “Vale frisar que o SESI tem uma estrutura boa e consegue atender bastante alunos ao mesmo tempo e proporciona diversão para todos”, declarou.

Avaliação

“A Semana de Tecnologia e Cultura de 2021 foi muito importante para as Escolas SESI SENAI pois tivemos a oportunidade de promover a integração dos estudantes, realizamos diversas oficinas, palestras e webinares com uma participação ativa dos nossos alunos. Foi um momento muito rico de aprendizagem. As três escolas estão de parabéns pelo trabalho e envolvimento”, declarou Paulo Roberto Silva, coordenador de Educação do SESI Ceará.

Durante os quatro dias, as atividades foram divididas entre as três unidades, Parangaba (Polo Jangadeiros), Juazeiro do Norte (Polo Artesãos) e Sobral (Polo Vaqueiros). Entre elas: oficinas de tecnologia, robótica, dramaturgia, teatro, cinema, cordel e poesias, palhaçaria, fanzine, grafite, mangás, entre outras; soletrando das línguas portuguesa e inglesa; jogos interativos como Freefire e Minecraft, além de atividades que resgataram nossa cultura como reisado; bonecas Abayomi; produção de instrumentos.

Durante o evento também aconteceu as Olimpíadas voltadas aos jogos populares, entre eles: bila, elástico, corda, xadrez, dama, pipa, carimba, domingo, bandeira e pião. Já os webinars destacaram projetos inspiradores como “Saberes que mudam vidas: um surf de transformação” sobre o Projeto social Titanzinho; Meio Ambiente com a Semace; “Brincando com a energia solar”; “Mestre da cultura, mestres do saber” com Izaura Lila; e “Criatividade, empreendedorismo e inovação” com Ivina Passos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA