Alunos das Escolas SESI SENAI participam de Oficina de Arduino promovida durante Semana de Tecnologia e Cultura

A Semana de Tecnologia e Cultura das Escolas SESI SENAI de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral acontece entre 1 e 4/9. Executada anualmente pelas Escolas, na Semana os alunos e professores se debruçam em temáticas e realizam pesquisas e atividades lúdicas pedagógicas. É uma semana de trocas e muita aprendizagem. No dia 1/9, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) promoveu uma oficina de Lógica com Arduino. 

Para Aristóteles, a lógica é a ciência da demonstração. Nesse contexto, é importante para todas as áreas de conhecimento o estudo dessa ciência. "Quando você tem a oportunidade de desenvolvê-la de maneira lúdica torna-se mais interessante", explica o Docente da Escola, Daniel Silva de Oliveira. O arduino é um equipamento eletrônico que faz o papel de interface dinâmica. Os alunos puderam treinar as lógicas acendendo dispositivos luminosos (LEDs). Eles foram divididos em 8 grupos, cada grupo com 3 pessoas, onde foi ensinada a linguagem de programação do arduino. Em seguida, eles foram desafiados a resolverem as situações problemas.

"Foi muito divertido, eles foram bastante competitivos e fizeram filas para disputar uma das 48 vagas que estavam disponíveis durante as duas apresentações que fizemos. No final a equipe que primeiro terminasse o desafio era presenteada com uma caixa de bombons de chocolate", detalha Daniel Silva de Oliveira. A condução e mediação das atividades ficou a cargo de Daniel Silva de Oliveira, Docente na área de automação e Georgia Alves, Docente de Gestão e TI.

Saiba mais
Em 2021, o mote do evento é “Um Mundo de Conhecimento” que irá abordar as diversas formas de conhecimento e sua importância para a sociedade. O grande diferencial desse ano é a sala de aula invertida, os alunos serão os mediadores das diversas oficinas. Em virtude da pandemia, atividades acontecerão no modelo híbrido; presenciais, seguindo os protocolos de saúde, e virtuais.

"A Semana de Tecnologia e Cultura 2021 tem por objetivo abordar as diversas formas de produção do conhecimento, fazer uma imersão desde o conhecimento científico ao conhecimento empírico, vivenciar diversas formas de aprendizagem, em que os estudantes vão se colocar como pesquisador deste universo de possibilidade do saber”, informa o coordenador de Educação, Paulo Roberto Silva.

As atividades são divididas entre as três unidades, Parangaba (Polo Jangadeiros), Juazeiro do Norte (Polo Artesãos) e Sobral (Polo Vaqueiros). Entre as atividades propostas, oficinas de tecnologia, robótica, dramaturgia, teatro, cinema, cordel e poesias, palhaçaria, fanzine, grafite, mangás, entre outras; soletrando das línguas portuguesa e inglesa; jogos interativos como Freefire e Minecraft, além de atividades que resgatam nossa cultura como reisado; bonecas Abayomi; produção de instrumentos.

Durante as atividades também acontecerão as Olimpíadas voltadas aos jogos populares, entre eles: bila, elástico, corda, xadrez, dama, pipa, carimba, domingo, bandeira e pião. Já os webinars destacarão projetos inspiradores como “Saberes que mudam vidas: um surf de transformação” sobre o Projeto social Titanzinho; Meio Ambiente com a Semace; “Brincando com a energia solar”; “Mestre da cultura, mestres do saber” com Izaura Lila; e “Criatividade, empreendedorismo e inovação” com Ivina Passos.

       

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA