SENAI Ceará inicia turma feminina de Aprendizagem em Eletricista de Manutenção Ferroviária na Transnordestina

Uma turma de 15 mulheres iniciou ontem (1/9) o curso de Aprendizagem em Eletricista de Manutenção Ferroviária na Ferrovia Transnordestina Logística. Essa é a quarta turma realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará). Duas novidades marcam a nova turma: é formada apenas por mulheres do entorno da sede da empresa e a maioria das aulas deve acontecer nas dependências da empresa, em um espaço novo de sala de aula preparado especialmente para isso.

O início das aulas foi marcado por uma aula inaugural com a presença do Diretor da Transnordestina, Marcello Barreto, e da Coordenadora do SENAI Barra do Ceará, Silvia Freitas. Na mensagem de boas vindas, Marcello Barreto aconselhou que as alunas aproveitem a oportunidade de qualificação com muito afinco e determinação. "É muito bom ver esse auditório repleto de juventude e vontade de crescer. É um prazer recebê-las e gerar oportunidades. Muitas pessoas da empresa entraram como Aprendiz. A partir de hoje, terão um futuro promissor", disse.

A Coordenadora do SENAI Barra do Ceará, unidade responsável pelo atendimento da turma, afirmou ser uma honra estar na empresa para iniciar mais uma turma de aprendizes, com especial destaque por ser uma turma exclusiva de mulheres. Ela explicou o funcionamento do curso e os objetivos. "Nos cursos de aprendizagem, desenvolvemos nos alunos as capacidades técnicas, mas também o comportamento, a forma de se portar no mercado de trabalho. Estaremos sempre juntos, acompanhando todo o curso e cada aluna", detalhou.

Em parceria com a Transnordestina, o SENAI Ceará já realizou cursos de auxiliar de maquinista, eletricista e mecânica. A empresa decidiu selecionar apenas mulheres para a nova turma. "Precisamos e queremos introduzir cada dia mais a mulher no nosso sangue ferroviário. Buscamos pessoas do entorno porque acreditamos na nossa responsabilidade enquanto empresa cidadã. Com pessoas da comunidade, podemos multiplicar ainda mais o efeito do retorno financeiro local para as famílias e para a comunidade", explica a Gerente de Gente e Gestão, Aparecida Semenzato.

Duas colaboradoras da Transnordestina que já foram aprendizes falaram dos seu desempenho e conquistas após o curso do SENAI Ceará. Andreza Silva da Cunha é Eletricista na empresa e estudante de Engenharia Elétrica. Ela participou da turma de aprendizagem em 2017, formada por 12 pessoas. "Sou responsável por dois setores na empresa. Fico imensamente satisfeita vendo essa turma de mulheres. Acredito que teremos muitas trocas de conhecimento e estou ansiosa para trabalharmos juntas. As aprendizes chegam para somar conosco".

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA