Setembro Amarelo: SESI Ceará destaca importância da escuta na prevenção de suicídios

De alguns anos para cá, especialmente com o reforço do Setembro Amarelo, as pautas sobre suicídio têm ganhado mais espaço, porém no dia a dia o assunto ainda é tabu em muitas famílias, rodas de amigos e, até mesmo, em empresas. Sabendo da importância do tema, ainda mais evidenciado por questões sobre saúde mental na pandemia, o SESI Ceará conversou com o tenente coronel, bombeiro militar e mestre em Saúde Pública pela UFC, Edir Paixão, sobre a importância da escuta.

O especialista realça que é muito importante trabalhar o Setembro Amarelo justamente pelo tema prevenção de suicídios ser tabu e apresentar invisibilidade em várias partes do Brasil e do Mundo, ter um mês anual para enfatizar esse enfrentamento é muito relevante para que pouco a pouco todo o ano seja dedicado à valorização da vida.

Segundo Edir Paixão, a sociedade de forma geral ainda desconhece sobre o fenômeno do suicídio e ele é tabu para alguns grupos, famílias e pessoas que evitam falar sobre o tema, mas a Organização Mundial de Saúde é enfática em dizer que é preciso falar de forma científica e seria para prevenir e empoderar as pessoas. O conhecimento salva.

O especialista informa sobre identificar possíveis comportamentos suicidas. “Observe mudanças drásticas de humor e de comportamento sem justificativas plausíveis. Há sinais diretos e indiretos como frases que indicam que a pessoa quer dormir para sempre, desaparecer, morrer, ser morta ou que quer de fato se matar”, destaca incluindo, ainda, a entrega de pertences pessoais, sinais de despedida, mensagens em mídias sociais de profundo sofrimento que possam estar relacionadas, bem como manchas no pescoço e marcas de automutilação.

Ele diz que perguntar se uma pessoa quer se ferir ou se matar não vai reforçar o suicídio, mas mostrar preocupação e cuidado com o outro. José diz que existem diferentes tipos de escuta, mas a escuta ativa é uma das mais indicadas para momentos de crise quando quem a aplica é treinado e sabe usar com eficácia a técnica. “Dessa forma a pessoa que é escutada terá certeza de que está sendo ouvida com compaixão, sem julgamento e comparações pelo ouvinte ativo e se sentirá acolhida e mais segura em pedir ajuda profissional”, diz.

Nesses casos o acompanhamento profissional é de fundamental importância pois são esses profissionais que têm o conhecimento e a prática para identificar adoecimento específico e formas de cura, inclusive com medicamentos quando for o caso. “Um leigo jamais poderá realizar o trabalho de um psiquiatra”, enfatiza.

Tudo o que produz suporte, ajuda, engajamento social, melhoria no bem-estar pessoal, jurídico, trabalhista, institucional e em outros setores promove aumento de probabilidade de manutenção e qualidade da vida e da saúde. “Portanto o SESI Ceará, ao fomentar ações em múltiplas áreas, é uma instituição de fundamental importância para a sociedade”, explica José Edir.

Edir Paixão ressalta, ainda, que nem um método preventivo é 100% eficaz, portanto, em casos de crise ou tentativas de suicídio os serviços de urgência e emergência devem ser acionados pelos números SAMU 192, bombeiros 193 e polícia 190.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA