Sindienergia-CE realiza terceira reunião de associados 2021 com a presença do Diretor da Enel Ceará, Charles Capdeville

O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) realizou, na noite desta quinta-feira (19), a sua 3ª Reunião de Associados 2021, de forma presencial, no Auditório Luís Esteves, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Além do presidente do sindicato, Luís Carlos Queiroz, de vários membros da diretoria e dos associados, o momento contou com a presença do Diretor de Operações da Enel Ceará, Charles Capdeville, que, a convite do sindicato, participou da reunião tratando da relação do setor com a distribuidora local.

Dentre os temas discutidos na noite, o Sindienergia indagou junto ao representante da Enel como a distribuidora está se preparando para atender a alta demanda de energia elétrica que está por vir, em especial com o aumento dos "prossumidores" (consumidores que produzem a sua própria energia), com a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída (ocorrida na última quarta-feira, na Câmara Federal), além da retomada e recuperação da economia e da ascesão dos veículos elétricos no país, que logo devem chegar com força ao mercado brasileiro e que, somado aos outros fatores citados, necessitarão de uma maior oferta de energia.

Charles Capdeville reforçou que tudo isso está sendo calculado, na medida do possível, com os investimentos e adequações que serão necessários. E reforçou que, dentro da estratégia e planejamento da empresa para os próximos anos, está a "eletrificação", com veículos e transporte público elétricos.

"Passaremos a ser uma 'mini-ONS' (referindo-se ao Operador Nacional do Sistema Elétrico), deixando de ser apenas uma distribuidora para ser uma mini-operadora. Já estamos nos preparando para isso. E dentro de tudo isso, estamos planejando essa questão dos veículos elétricos. Ainda não temos uma previsão concreta para o Ceará, mas já avistamos. Na Europa e nos Estados Unidos, o carro elétrico já é comum, já é uma realidade. No Brasil, ainda é pouco comum, mas, logo deixará de ser. Então, já estamos fazendo simulações da demanda que precisaremos atender. A vantagem de sermos uma empresa global é poder observar a experiência nos outros países em que esse processo já está mais avançado", explicou o Diretor de Operações da Enel Ceará, Charles Capdeville.

Por fim, em relação ao aumento dos novos projetos de Geração Distribuída e dos gargalos ainda existentes em alguns processos da Enel, Capdeville propôs reuniões objetivas entre o Sindienergia e um grupo técnico da empresa para tratar das demandas e reclamações mais recorrentes.

A noite contou ainda com um segundo momento, onde os diretores de Geração Distribuída, Hanter Pessoa, e de Regulação, Bernardo Viana, juntamente com o presidente Luís Carlos Queiroz, puderam falar um pouco da viagem a Brasília que fizeram nessa semana com o intuito de acompanhar, de perto, o processo de aprovação do PL 5829/19, que regulamenta a Geração Distribuída no país.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA