SESI Ceará dá dicas sobre gestação

O período da gravidez é uma fase importante na formação do núcleo familiar. Para celebrar o Dia da gestante, comemorado dia (15/8), o SESI Ceará conversou sobre o tema com o médico ginecologista e obstetra da entidade, Dr. Rafael Silva Rodrigues.

O especialista explica que essa nova fase na vida familiar inicia-se desde a descoberta de uma nova vida até o período de aleitamento. “A mãe não é a única com responsabilidades, todos devem dar o suporte necessário para que este novo núcleo familiar seja o mais salutar possível”, enfatizou.

Entre os principais cuidados que uma gestante deve ter, seja ela uma mãe de primeira viagem ou com experiência anterior, é o acompanhamento do pré-natal com o médico obstetra, para que ele acompanhe a gestação, orientando e tirando todas as dúvidas que apareçam. Também é importante a realização de exames para garantir que nenhuma doença pré-existente ou que se descubra durante o período gestacional, leve a alguma complicação ao binômio materno fetal.

Ele destacou, ainda, os cuidados com a alimentação, pois ela alivia desde náuseas frequentes no início da gravidez, quanto diminui a probabilidade de uma diabetes gestacional. “Eliminar o uso de drogas lícitas como cigarro e álcool quanto ilícitas também é preciso. E prática de atividades físicas para diminuir inchaços e fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, que vai ser importante durante o parto, independente se o parto for vaginal ou uma cesariana”, orientou.

Facilidades
O SESI Ceará oferece os serviços de acompanhamento clínico laboratorial, médico obstetra, além de acompanhamento com psicólogo e nutricionista. Com a pandemia do COVID-19, o médico alerta que várias pessoas passaram a ter uma maior necessidade de acompanhamento com um profissional focado em sua saúde mental. “Podendo ser por alguma perda familiar importante, questões com o isolamento social ou devida maior preocupação com o futuro dessa nova vida. Sendo importante, além da ajuda profissional, um apoio tanto da família quanto de amigos mais próximos”, detalhou.

Lembrando que as gestantes são prioridades na fila de vacinação e, de acordo com o médico do SESI Ceará, estudos demonstram uma boa eficácia em grávidas. “Os anticorpos destas gestantes vacinadas passam para o seu bebê pelo leite materno, o que ratifica a importância do aleitamento”, destacou o médico Rafael Rodrigues.

Dicas para uma gravidez saudável
- Manter uma alimentação natural e rica em nutrientes.
- Suplementação com micronutrientes, vitaminas e ômega 3.
- Atividades físicas tanto para um melhor controle do peso quanto para auxiliar nas transformações fisiológicas da gravidez. Além de exercícios para a região pélvica.
- Ter um período de descanso que ajude na diminuição dos edemas e em relação à saúde mental.
- Ter um sono saudável.
- Contar com ajuda de familiares e de si mesma, pois uma gestante feliz é uma gravidez saudável!

Para mais informações sobre os serviços oferecidos pelo SESI Ceará durante a gestação entrar em contato pelo telefone (85) 4009.6300.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA