Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, recebe Presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e comitiva

O Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado,  recebeu nesta quinta-feira (12/8) uma comitiva maranhense capitaneada pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez. O objetivo principal da visita era conhecer a experiência do Ceará no estímulo ao desenvolvimento das energias renováveis para impulsionar a expansão do setor no Maranhão. A comitiva também conheceu o Observatório da Indústria e os projetos por ele desenvolvidos.

Edilson Baldez estava acompanhado do Vice-Presidente Executivo da FIEMA, Luiz Fernando Coimbra Renner; do Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago; do Ex-Governador e Diretor de Relações Institucionais da Emap, José Reginaldo Carneiro Tavares; o Secretário de Relações Internacionais do Estado do Ceará, César Ribeiro e seu assessor Felipe Rocha e do Secretário do Estado do Maranhão de Programas Estratégicos (Sepe), Luiz Fernando Moura da Silva. O Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, também participou do encontro.    

Antes do Ceará, a comitiva passou pela Bahia e pelo Rio Grande do Norte, percorrendo também as Federações das Indústrias de cada Estado. De acordo com Baldez, a ideia era fazer um intercâmbio de experiências e a prospecção de parcerias, em âmbito regional.

“O Nordeste brasileiro é uma região propícia para o desenvolvimento das energias renováveis. Sem dúvida, é um vetor de desenvolvimento importante. Estamos fazendo um trabalho junto à Associação Nordeste Forte, envolvendo todas as Federações, para que a gente possa avaliar em que estágio cada Estado se encontra nesse processo e a partir daí que a gente possa propor a todos uma cooperação, um trabalho conjunto de estímulo ao setor para alavancar o desenvolvimento regional. Temos constatado um sentimento forte de todos de união, uma grande vontade de trabalharmos cada vez mais juntos”, declarou. 

Para Carlos Prado, a visita representou um importante momento não só para a FIEC, mas também para o Nordeste. “Na medida em que os outros Estados da região procuram fazer algo parecido com o que a FIEC está fazendo, acaba sendo realmente um grande benefício para todo o Nordeste”, afirmou.

Hidrogênio Verde

Durante a visita, o Consultor de Energia da FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará, Jurandir Picanço, fez uma apresentação falando sobre o pioneirismo do Ceará na instalação de um Hub de Hidrogênio Verde e do potencial dessa fonte de energia para todo o Nordeste. O consultor também mostrou um panorama geral das oportunidades em relação a outras energias limpas, como a solar e a eólica.

Complementando a exposição, o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, apresentou o trabalho de elaboração do Atlas Eólico e Solar do Ceará e da sua importância para o desenvolvimento do setor no Estado. O Atlas, único no Brasil, é fruto de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), do Governo do Estado, FIEC e do Sebrae. O Atlas conta com informações técnicas, identificando áreas com potencial para investimentos.

Após a visita à FIEC, a comitiva reuniu-se com o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará, Maia Júnior. A reunião contou também com a participação de Roseane Medeiros, Secretária Executiva da Indústria; Rebeca Oliveira, Secretária Executiva de Relações Institucionais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); e Duna Uribe, Diretora Comercial do CIPP.  

Amanhã (13/9), a comitiva segue para o Porto do Pecém para conhecer a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e as instalações do Complexo. A agenda continua com uma visita, na parte da tarde, à unidade da Barra do Ceará do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará). 

Observatório da Indústria

O Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, também apresentou, na ocasião, todo o trabalho realizado pelo Observatório em prol do desenvolvimento da indústria cearense. O Observatório atua com tecnologia de ponta e inteligência artificial, possibilitando a construção de levantamentos e cruzamentos de dados, criação de cenários, acesso à informações estratégicas atualizadas 24 horas, trabalho de prospecção via algoritmos, previsibilidade de faturamentos, atração de investidores, entre outros.

Realiza ainda coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e a criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios.  

O presidente da Emap, Ted Lago, disse ter ficado muito bem impressionado com o todo o trabalho apresentado. “O Observatório da Indústria realmente oferece um nível detalhado de informação que ajuda no planejamento tanto de políticas públicas, como também dos negócios da iniciativa privada, com dados precisos do mercado local e regional”, pontuou.

De acordo com ele, a ideia é da visita, como um todo, é buscar parcerias, entender como o Maranhão pode se beneficiar do Observatório e fornecer informações para enriquecer a base de dados do equipamento. Ted Lago também ressaltou que o Maranhão já é produtor de energia hidrelétrica e de gás natural e busca agora investimentos tanto na energia solar quanto eólica.

“Temos características parecidas com as do Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte. Com o Atlas Eólico e Solar, vamos entender como podemos construir juntos essa alternativa para integrar o Maranhão como gerador de energia renovável do Nordeste. Também temos um porto importante, o porto de Itaqui, que já faz um bom intercâmbio com outros portos da região. Queremos ampliar isso também para outras esferas, especialmente a industrial”, ressaltou.

   

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA