Implantação de Conectividade IoT na indústria Límpida aumenta produtividade da empresa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), ajuda as indústrias cearenses na digitalização dos processos produtivos com o objetivo de implantar as soluções e orientar as empresas na jornada da Indústria 4.0. Nesse contexto, o IST executou uma Consultoria em Conectividade IoT na empresa de águas minerais Límpida com o objetivo de melhorar o acompanhamento da eficiência dos processos e tomar decisões assertivas.

O consultor do IST, Paulo André Miranda, implantou o sistema Minha Indústria Avançada (MInA), aplicando conceitos Lean Manufacturing e capacitou os colaboradores da empresa nas ferramentas do sistema. "Essa implantação garantiu um ganho de 35,8% na produtividade da linha de produção atendida. Com essa implantação IoT, a Límpida acompanha a produtividade da sua linha, em tempo real", explica o Gerente do IST, Carlos Mesquita.

"O Presidente da Federação das Industrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda, têm o grande desafio de fomentar o desenvolvimento da indústria cearense. O IST é uma das ferramentas que promove o acesso à implantação de tecnologias 4.0, contribuindo de forma expressiva para o aumento da competitividade, produtividade e redução de desperdícios na industrias", pontua Carlos Mesquita.

A farmacêutica responsável pela gestão da qualidade da Límpida, Priscila Fragoso, afirma que a indústria já colhe os frutos dos projetos em parceria com o SENAI. "A melhoria da produtividade e de processos de fabricação nos deram visibilidade e nos ajudaram a fechar parcerias comerciais com empresas de renome nacional", cita como um dos exemplos dos resultados já obtidos.

Ela conta que a empresa já tinha conhecimento dos serviços do SENAI Ceará voltados à melhoria de processos e qualificação técnica para a indústria e "sabia da seriedade e da competência do SENAI na condução desses projetos. Não pensamos nem duas vezes na hora de fechar parceria com o SENAI e tínhamos certeza que seria um sucesso e duradoura. Hoje conseguimos enxergar melhor nossos pontos fracos e fortes e nossas oportunidades de melhoria. O SENAI conseguiu abrir nossa visão de gestão industrial trazendo um olhar abrangente, além de uma excelente qualificação técnica", afirma Priscila Fragoso.

Saiba mais

O avanço da tecnologia 4.0 nos processos industriais torna-se cada vez mais necessário para enfrentar os desafios postos no dia a dia de uma produção. Aplicar tecnologias habilitadoras nos processos industriais, como, por exemplo, a Internet das Coisas (IoT), traz a segurança de atuar, principalmente de forma preditiva, mas também de forma corretiva, utilizando a análise dos dados coletados pela tecnologia e inteligência artificial.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA