SENAI Ceará, em parceria com a Enel, capacita alunos no Centro de Treinamento Avançado na Barra do Ceará

Em parceria com a Enel, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) está capacitando 100 pessoas, divididas em cinco turmas, em Serviços e Segurança em Linha Viva de Baixa Tensão e Média Tensão método  à distância, os cursos acontecem de forma presencial.

O curso teve início no dia 12/7, com duração de 32h. O objetivo é preparar os profissionais para adotarem as normas e procedimentos de segurança específicos da empresa para atuação em linha viva. Para participar do curso, os alunos, que são selecionados pela Enel e empresas parceiras, devem ter 18 anos completos, curso de NR10 básico, NR-10 SEP (Sistema Elétrico de Potência) e curso de eletricista de redes de distribuição de energia elétrica.

De acordo com o docente José Maria Coutinho de Almeida, o curso aborda os principais fundamentos, princípios e métodos, mas também a prática, com estudos de casos reais para aprofundar os conhecimentos. "O curso é muito voltado à prática e à realidade das empresas parceiras da Enel", destaca José Maria. Com a utilização apropriada das informações, os alunos poderão gerar bons resultados, de imediato, para as empresas parceiras, tais como aumento de produtividade, diminuição dos custos e aperfeiçoamento da segurança.

Saiba mais
Os equipamentos de linha viva são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados por eletricistas e outros profissionais que trabalham em contato direto com eletricidade — como funcionários de estações internas de distribuição de energia ou que realizam manutenção em postes públicos.

A técnica de linha viva foi desenvolvida nos Estados Unidos, permitindo a realização de procedimentos em sistemas energizados por meio da utilização de equipamentos diferenciados e capazes de proteger o usuário contra descargas e choques elétricos. Em geral, os trabalhos com linha viva são divididos entre três categorias principais: método ao contato, método à distância e método ao potencial.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA