1ª seminário de Mobilidade Elétrica da FIEC teve início nesta terça-feira

A 1ª edição do seminário Mobilidade Elétrica teve início nesta terça-feira, 03/08, de forma 100% online, com a participação de palestrantes locais e nacionais. O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o apoio da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará, vinculada à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O evento teve início com a participação do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que destacou a importância do debate sobre a mobilidade elétrica e o futuro da energia sustentável. “Essa temática já é uma realidade nos países desenvolvidos, por aqui ainda estamos engatinhando, mas é preciso avançarmos em todos as discussões que possam contribuir para que possamos evoluir com as políticas de incentivos e com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento desse setor”, ressaltou o Presidente.

O Governador do Ceará, Camilo Santana, parabenizou a todos pela realização do seminário, e destacou a importância do tema. “O Ceará tem sido inovador e pioneiro em energias sustentáveis, eólica, solar, e, agora, dando início ao hidrogênio verde, que poderá ser um futuro combustível sustentável para o mundo inteiro”, destacou o Governador.

O Presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Adalberto Maluf também falou e parabenizou os organizadores do evento pelo importante seminário, e destacou o Ceará como um dos líderes no segmento.

Rodrigo Bourbon, Superintendente Estadual do BNB no Ceará, ressaltou a importância que está sendo dado ao tema, por meio dos órgãos do Estado do Ceará, e destacou os serviços voltados para a área da tecnologia e da sustentabilidade que são realizados pelo BNB.

O presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará, Jurandir Picanço Júnior reforçou a importância do evento e o debate sobre o tema. “Nos próximos anos vai haver uma transformação das frotas de veículos, dos derivados de petróleo, para os veículos elétricos. É importante que haja engajamento da sociedade, poderes públicos e empresários, para essa transformação”, finalizou Picanço.

Neste primeiro dia, o painel  “Tecnologia e Tendências”  teve moderação de Wellington Brito, professor da Universidade de Fortaleza e membro e secretário-geral da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará e do Comitê Eficiência Energética e Energias Renováveis de Fortaleza e palestra de Flávia Consoni, professora do Departamento de Política Científica e Tecnológica/ IG/Unicamp. Ela falou sobre o panorama mundial e brasileiro da mobilidade elétrica.

Participaram como debatedores Lillian Monteath, Pesquisadora sênior da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora dos projetos de P&D envolvendo a mobilidade elétrica, Expedito Parente, Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC e Coordenador de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará e Paulo André Holanda, Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI Ceará).

O segundo painel teve como temática “Políticas Setoriais e de Incentivos” e contou com a moderação de Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará – SRenováveis/CE.

Cristina Albuquerque, Gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil, foi uma das palestrantes do painel, com o tema “Políticas e iniciativas de incentivo à Mobilidade Elétrica”. Já Simão Saura Neto, Superintendente de Engenharia na São Paulo Transporte S.A – SPTrans, falou sobre “Lei do Clima e a Eletromobilidade no Transporte Urbano de São Paulo”.

Ainda durante o segundo painel, Maína Celidonio, Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro palestrou sobre “Política Municipal de Mudança Climática” e Élcio Batista, Vice-prefeito de Fortaleza e Superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor) falou sobre “Propostas de Políticas Municipais”.

Como último palestrante, do primeiro dia de seminário, o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Estado do Ceará, Célio Fernando Bezerra Melo, abordou as “Propostas de Políticas Estaduais”.


O 1º Seminário Mobilidade Elétrica - O futuro com energia sustentável segue até amanhã (04/08).
Para participar clique AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA