Nova edição da Revista da FIEC está disponível em versão on-line

A nova edição da Revista da Federação das Indústrias do Estado do Ceará já está disponível no site da FIEC. A edição 141 destaca, em sua capa, que o Ceará despontou como o segundo estado em número de indústrias no Nordeste. A pesquisa, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra o Ceará atrás apenas da Bahia.

Conforme o relatório, a indústria cearense representa 18,1% do PIB do Estado. Os principais setores da indústria do Ceará são construção (26,7%), serviços industriais de utilidade pública (20,3%), couros e calçados (9,5%), alimentos (8,8%) e metalúrgica (7,3%). Ao todo, são 14.027 estabelecimentos industriais que empregam cerca de 360 mil pessoas, conforme o documento publicado pela CNI. O número representa 20,3% dos empregos formais do Estado. Projeções do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) indicam ainda que, em 2021, o PIB cearense terá um crescimento superior ao PIB nacional.

Outro destaque da nova edição é o aniversário de 73 anos do SESI, celebrado em julho. Para brindar a data, a Revista da FIEC traz uma reportagem completa, falando tanto da história do SESI, como dos serviços prestados por ele. “O SESI Ceará é uma instituição moderna, conceituada e consolidada, que trabalha pautada na necessidade da indústria, entregando serviços com qualidades para que ela transforme a economia do Estado”, ressalta Veridiana Soárez, Superintendente do SESI Ceará, em trecho da reportagem.

A edição 141 mostra ainda a chegada das primeiras empresas no Habitat de Inovação do SENAI Ceará. Na reportagem, o Diretor regional, Paulo André Holanda, destaca o incentivo e o apoio do Presidente da FIEC à inovação no Ceará. “O Habitat de Inovação é um espaço para pensar e desenvolver a cultura da inovação, tirando as ideias do papel e transformando-as em projetos e soluções efetivas para os industriais e para a sociedade. Lá o industrial encontrará um corpo técnico qualificado, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e uma infraestrutura tecnológica para fomentar novos negócios e aumentar a produtividade industrial”, pontuou.

Outro destaque da edição mostra como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ampliou o portfólio de consultorias para impulsionar os negócios, e, com inteligência artificial, passou a acelerar ainda mais os resultados nas empresas. “Com a inteligência artificial, é possível analisar um grande volume de dados com mais precisão. Muitas empresas, quando vão comprar, ou compram na base do achismo ou compram usando uma estatística muito simples, como uma média móvel, por exemplo. Só que quando existe sazonalidade, isso perde totalmente o sentido”, ressaltou o consultor Marcos Moreira, em trecho da reportagem. 

Para acessar o conteúdo completo da nova edição da Revista da FIEC, clique AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA