SENAI Ceará e Observatório da Indústria reúnem indústrias para identificar demandas educacionais em Indústria 4.0

Com o objetivo de identificar as demandas das indústrias cearenses em qualificação profissional relacionada à Indústria 4.0, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e o Observatório da Indústria promoveram hoje (29/7) o Workshop Indústria 4.0.

As informações coletadas no evento servirão para atualização do portfólio de cursos do SENAI Ceará, que deverão estar em sintonia com as necessidades das empresas industriais do estado. Representantes de mais de 30 empresas de diversos setores e todos os portes participaram do evento online. De acordo com o Especialista Técnico da área de Tecnologia da Informação do SENAI Ceará, Clayton Moura, a ideia é "oferecer sempre os cursos mais atuais e alinhados às demandas das indústrias".

De acordo com informações apresentadas pelo Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, os desafios na área de Indústria 4.0 são, entre outros, aspectos ligados à segurança e proteção digital, padronização das interfaces de comunicação, organização do trabalho, disponibilidade de capacidade cognitiva e inserção das pequenas e médias empresas nesse contexto. Algumas das principais tecnologias habilitadoras apontadas foram Internet of Things, Automação e Robótica, Inteligência Artificial, Big Data Analytics, Realidade Virtual e Aumentada, Simulação e Modelagem, Manufatura Aditiva, Segurança da Informação e Cloud Computing.

Muchale mostrou dados de um estudo prospectivo de diversas ocupações industriais e a expectativa das empresas quanto à demanda dessas profissões nos próximos cinco anos e nos próximos 10 anos. Para os próximos cinco anos, os profissionais apontados como mais demandados são os tecnólogos em eletrônica e especialistas em manutenção de veículos híbridos, elétricos e autônomos. Já para os próximos 10 anos, os técnicos em APP (interação com hardware), tecnólogos em eletrônica e especialistas em manutenção de veículos híbridos, elétricos e autônomos foram indicados como os mais necessários no âmbito da Indústria 4.0.

Quanto ao grau de adoção de tecnologias digitais pela indústria cearense, dados de uma pesquisa feita com 81 empresas cearenses de médio e grande porte apontaram que 69% delas afirmam que o alto custo de implantação das tecnologias digitais é uma das principais barreiras internas. Entre os benefícios das tecnologias adotadas, o aumento da produtividade foi citado por 62% das empresas.

Os participantes foram divididos em grupos temáticos, com a presença de representantes do SENAI e do Observatório da Indústria em cada um deles. Cada grupo apontou as demandas por capacitação, as lacunas encontradas no perfil dos profissionais contratados e as competências e as habilidades necessárias para os profissionais para atuar na Indústria 4.0.

Os próximos passos desse trabalho serão sistemtizar o conteúdo adquirido no evento e identificar potenciais cursos e temáticas para inserir no planejamento do portfólio do SENAI Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA