SESI Ceará destaca serviços de prevenção em SST

Em todo país, hoje (27/7), é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Essa data tem como principal objetivo alertar as indústrias e as empresas, além de seus colaboradores, governos e comunidade, para a importância de conhecer e praticar ações diárias que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

É muito mais produtivo, econômico e socialmente responsável ter atitudes que promovam um ambiente seguro aos colaboradores e a execução de práticas saudáveis em todos os setores. Em 27/7/1972, foram publicadas as portarias de nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores. Desse momento histórico surgiu esta celebração.

Ações SESI

De acordo com o Engenheiro de Segurança do Trabalho do SESI Ceará, Luiz Sérgio Nocrato, a atuação do SESI para a Indústria cearense tem sido cada vez mais impactante no setor, com o propósito de melhorar a vida das pessoas. “O SESI contribui para o aumento da competitividade e produtividade da indústria com serviços de educação, saúde e segurança do trabalho focados nos trabalhadores em geral, assim tem atuado na promoção da saúde e segurança do trabalho e dos profissionais, além de oferecer educação básica e continuada de
qualidade para milhares de empregados da indústria e seus familiares”, declara.

Na prática, o SESI Ceará realiza consultorias em saúde e segurança no trabalho (SST) que ajudam empresas a aumentar a produtividade e reduzir custos decorrentes da ausência de seus trabalhadores. Entre os serviços prestados estão cursos e treinamentos com gestores e colaboradores, avaliação do ambiente físico da empresa com
identificação de situações de risco e elaboração de plano de ações com medidas para eliminar ou reduzir riscos de acidentes de acordo com os Programas Legais.

Destacando o (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho para Indústria da Construção (PCMAT), o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), o Programa de Gestão de Riscos (PGR),  e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), entre diversos outros serviços voltados diretamente para gestão e prevenção de acidentes do trabalho. Para mais informações: (85) 4009.6300.

Live

A CNI - Confederação Nacional da Indústria e o SESI irão promover hoje (27/7), às 17h, uma live para falar sobre SST e sua relação direta com competitividade e produtividade na indústria. Entre os palestrantes estão Katyana Aragão, gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, e Rafael Kieckbusch, especialista em Relações do Trabalho na CNI.  Eles irão dividir suas experiências e pontos importantes para a execução de uma gestão de excelência em SST.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA