FIEC participa do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021

Os desafios provocados pela pandemia e como os gestores públicos devem enfrentá-los estão no centro das discussões da IX Edição do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021, evento 100% online, que tem como tema central "Gestão e desenvolvimento em novos tempos". O evento, que teve início hoje (20/7), conta com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará).

O primeiro painel, com o tema "Gestão Pública", contou com a participação do Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, e do Gerente do Observatório da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale, que apresentou o projeto "Estratégias para o desenvolvimento dos clusters do Ceará". O Governador Camilo Santana fez a palestra magna sobre o legado pós-pandemia para o Estado do Ceará. O Prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, também participou.

André Montenegro destacou o empenho da gestão da FIEC, presidida por Ricardo Cavalcante, em incentivar parcerias público-privadas. "Um dos nossos objetivos de gestão é chegar nas prefeituras, fazer parcerias para levar o atendimento das casas SESI, SENAI, IEL, CIN e Observatório da Indústria para esses municípios, para apoiar a tomada de decisão de gestores", afirmou. O Vice-Presidente ressaltou ainda a parceria da FIEC com o Governo do Estado na pandemia, que tem trazido muitos benefícios para a sociedade. Ele lembrou ainda das oportunidades que devem vir ao Ceará com a implantação das plantas de hidrogênio verde e da necessária preparação de empresas e poder público para aproveitar esses investimentos.

Em sua apresentação sobre o legado pós-pandemia, o Governador Camilo Santana apontou as ações realizadas pelo Governo do Estado em áreas como saúde, educação e na economia. "A pandemia exigiu muita serenidade, união, trabalho, despertou sentimento de solidariedade nas pessoas e deixou ainda mais evidente a desigualdade no Brasil, além de mostrar a importância do Serviço Único de Saúde, o SUS", analisou. O Governo do Estado tem buscado, de acordo com o Governador, unir esforços para a recuperação da economia, retorno das atividades e crescimento da geração de emprego para os cearenses.

Ainda durante o primeiro painel, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou o equipamento e as estratégias para o desenvolvimento dos clusters do Ceará. "Trabalhamos em duas frentes: a prospecção de futuro e inteligência competitiva, construindo estratégias para o desenvolvimento de longo prazo do Ceará e gerando informações confiáveis para subsidiar tomada de decisões", explicou. Guilherme Muchale mostrou o trabalho feito com o Guiauba Chemical Park, um condomínio industrial idealizado pelo Sindquímica em Guiauba, e também estudos feitos tomando como base diversos outros condimínios e distritos industriais no Brasil e no mundo.

A Coordenadora de Educação, Cris Martins, e o Analista de Educação e Carreiras, Marcelo Sobreira, ambos do IEL Ceará, também participaram do evento. Em sua fala, Marcelo destacou a importância da inserção de estudantes no mercado de trabalho por meio do estágio, e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo IEL dentro desse âmbito.

Já Cris, abordou a nova educação e os líderes do futuro, pontuando a necessidade de uma formação diferenciada para esses novos líderes, que podem buscam capacitação executiva atualizada nos cursos e formações disponibilizados pelo IEL. “Na oportunidade, eu abordei a necessidade dos líderes estarem preparados para a era da gestão 4.0, desenvolver as soft skills, o avanço exponencial da educação em decorrência da pandemia e como o IEL vem acompanhando esse movimento para propor as soluções mais alinhadas a essas necessidades”, ressaltou.

O presidente do Sindroupas, Lélio Matias, também participou do primeiro painel do evento apresentando o projeto 100% Ceará, que visa fortalecer o setor da moda cearense e reúne esforços de várias entidades e instituições como FIEC, SENAI, Sindroupas e Câmara Setorial da Moda.

Também participaram do primeiro painel a Diretora Geral da Prática Eventos, Enid Câmara; o Diretor Superintendente do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará; o Diretor Técnico do SEBRAE Ceará, Alci Porto Gurgel Júnior; o Presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Toim Braga; o Vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Zé Helder; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), Valdomiro Távora; e o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão.

À tarde, dois outros painéis debateram finanças públicas e inovação. No mesmo dia, palestras discutiram o papel da pesquisa na governança pública, o novo Fundeb e as reformas tributária e administrativa.

O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda também participou do evento, ele falou durante o painel “Poder da Conexão para Fomentar a Inovação”. Paulo André destacou a importância do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC, que tem como objetivo contribuir, por meio de execução e articulação de ações e estratégias, com o desenvolvimento do processo de inovação e do fomento à competitividade do setor produtivo.

O Diretor ressaltou ainda, o trabalho da FIEC no desenvolvimento do Elmo, capacete de respiração assistida que vem salvando vidas em hospitais do Ceará, Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Amazonas.

“Agradeço muito pelo convite e a indicação do Presidente Ricardo Cavalcante e gostaria de dizer que o SENAI Ceará não faz nada sozinho, por isso agradeço também a parceria de todos os colegas, e seguiremos juntos melhorando todos os nossos índices, principalmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para que o nosso Estado possa continuar se desenvolvendo ainda mais”, finalizou Paulo André.

O Seminário é uma realização do Instituto Future e da Aprece. A promoção é do Diário do Nordeste.

SEGUNDO DIA

Amanhã (21/7), a abertura do Seminário de Gestores Públicos terá um painel sobre turismo e desenvolvimento econômico sustentável, com a participação de prefeitos de municípios litorâneos do Ceará. Em seguida, a programação terá três espaços de discussões sobre governança, governança interfederativa e desenvolvimento social.

Diante desses temas, o coordenador Geral do Instituto Plácido Castelo (IPC), vinculado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e coordenador técnico do Seminário, Juraci Muniz, ressalta a relevância de questões como o desenvolvimento de distritos e condomínios industriais; o desenvolvimento de cidades inteligentes; a experiência de retomada do turismo nos municípios cearenses; e as respostas necessárias para o desenvolvimento social nas cidades.

O evento ocorre nos dias 20 e 21 de julho, de maneira virtual, e segue com inscrições abertas. Além da participação por meio de chat, o público do Seminário também pode fazer parte da audiência virtual dos painéis, interagindo com mediadores e palestrantes.

O encerramento do evento será com uma palestra do professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Clóvis de Barros Filho. Ele falará sobre gestão e Desenvolvimento em novos tempos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Serviço:
Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021
Dias: 20 e 21 de julho
Inscrições gratuitas: www.seminarioprefeitosce.com.br

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA