Segurança dos trabalhadores do setor elétrico é foco da campanha Junho Laranja

Atuando no mercado de energia elétrica há 33 anos e consciente da sua importante missão em levar energia a milhões de consumidores, tendo como prioridade máxima a segurança no ambiente de trabalho, a cearense B&Q Energia, associada ao Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), promove neste mês, pelo segundo ano consecutivo, o Junho Laranja. Trata-se de uma campanha em prol da segurança no trabalho do setor elétrico, que hoje abriga cerca de 500 mil trabalhadores no país. Somente na B&Q Energia, 5 mil profissionais atuam diretamente na área de infraestrutura de redes.

“A segurança da nossa equipe sempre foi um valor. Temos compromisso e responsabilidade com esses profissionais e com suas famílias. Por isso, decidimos criar essa campanha visando ampliar o nosso compromisso e conscientizar, ainda mais, as equipes de linha viva, por meio de ações preventivas durante todo mês de junho e uma programação específica. Esperamos, com isso, promover um comportamento seguro não apenas na B&Q, mas chamar a atenção dos trabalhadores da área em todo o estado e país e, quem sabe, levar essa campanha pioneira para fora do país”, explicou o CEO da B&Q, Luís Carlos Queiroz, que, atualmente, também preside o Sindienergia-CE.

O Junho Laranja contará com uma vasta programação. Destaque para os “B&Q Podcasts”, com transmissão pelo canal da B&Q no YouTube, abordando temas relacionados à segurança na operação de linhas vivas (linhas energizadas). As apresentações ocorrerão todas as terças, nos dias 15, 22 e 29, sempre às 19 horas.
Além de palestras, apresentações, treinamentos e premiações, ao longo de todo o mês de junho, equipes de inspeção da B&Q farão visitas aos ambientes de trabalho visando checar as boas práticas, a Verificação de Conformidade de Procedimentos (VCP), uma espécie de checklist de ferramentas e procedimentos que permitirá, ao final do mês, traçar os principais problemas para tratá-los, no sentido de eliminar possíveis focos de insegurança no trabalho dos profissionais do setor elétrico. “A atitude prevencionista, o comportamento seguro e a consequente obtenção da excelência profissional serão os focos das ações”, finaliza Luís Carlos Queiroz.

Saiba mais
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), cerca de 764 pessoas morreram, em 2020, em acidentes de origem elétrica. Desses, 717 foram decorrentes de choques elétricos ou incêndios por sobrecarga. O Nordeste,  lidera esse triste ranking, com 294 dessas ocorrências, e o Ceará é o 8° estado brasileiro com mais mortes ocasionadas por choque elétrico no ano passado, respondendo por 31 delas. Já a rede aérea de distribuição foi responsável por 237 desses óbitos, um número que, segundo a Abracopel, pode ser ainda maior, uma vez que muitos casos não são notificados. Boa parte desses acidentes, no entanto, poderia ser evitada com medidas simples, boas práticas e uso correto dos equipamentos de proteção e métodos de segurança.

Serviço:
Campanha Junho Laranja

15/06 - Podcast, às 19h - Tema: SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ENERGIZADAS
Convidado: Hugo Vidal (COELBA)
Mediadora: Rosemeire Correia – Engenheira de Segurança do Trabalho
Especialista: Jorge Salgado – Gerente de Operações; Thiago Araújo – Engenheiro Eletricista;
Transmissão: Youtube (beqenergia)

22/06 -  Podcast, às 19h - Tema: MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS VEÍCULOS E CESTO AÉREO DE LINHA VIVA
Convidado: Representante ENEL (aguardando confirmação do nome)
Mediador: André Arnaud – Engenheiro de Segurança do Trabalho
Especialista: Fernando Figueiredo – Gerente de Frota; Adécio – Engenheiro Mecânico;
Transmissão: Youtube (beqenergia)

29/06 -  Podcast, às 19h - Tema: COMO TER SUCESSO PROFISSIONAL NA LINHA VIVA?
Convidada: Mariza Quinderé – Diretora do GPTW
Mediadora: Adriana Caetano – Gerente de Recursos Humanos
Especialista: Moslay Nunes – Gerente Operação; Raimundo Silva – Eletricista LV;
Transmissão: Youtube (beqenergia)

Realização: B&Q Energia
Programação aberta ao público interessado
Mais informações: Instagram @beqenergia

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA