Reconhecimento das redes cearenses favorece o mercado internacional

Jaguaruana é conhecida como a “Terra das redes” e, agora, mais do que nunca, o município celebra ainda mais essa vocação industrial. É que o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, conquistou, no dia, 25/05, a 1ª Indicação de Procedência do Ceará para as redes de dormir de Jaguaruana. A concessão foi publicada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na Revista da Propriedade Industrial (RPI).

“´A Rede de dormir' é um dos produtos tipo exportação do Ceará. O Estado é líder na exportação de redes, alcançando mais de 20 países. Jaguaruana é também um grande polo exportador do produto, contribuindo para a geração de emprego e renda no Interior” ressalta Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Redes do Estado do Ceará (Sindredes), Aluísio Ramalho, ressalta a importância da certificação. “Nosso reconhecimento e gratidão ao excelente trabalho desenvolvido pelo Nutec e pelo INPI. A certificação é muito importante para o setor, que segue em expansão, e sempre em busca de novos mercados”, afirma.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, também comemorou a notícia. “Esse é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Secitece, através do Nutec, para um produto genuinamente cearense, produzido desde o século XVIII”, ressaltou.

O Nutec protocolou o pedido no INPI em fevereiro de 2020, em nome da Associação de Fabricantes e Artesãos de Jaguaruana (Asfarja). Segundo o presidente da autarquia, Francisco Magalhães, essa vitória é fruto de um trabalho minucioso. “Para a conquista do título, a nossa Agência de Inovação desenvolveu um trabalho detalhado, colhendo informações, elaborando documentos como o instrumento oficial que delimita a área da indicação geográfica, o plano de controle e o dossiê histórico sobre o município, e criando, junto com os produtores, o Caderno de Especificações Técnicas, que estabelece as etapas do processo de fabricação de redes, assim como os critérios de qualidade a serem seguidos”, ressalta.

Indicação Geográfica
Indicação Geográfica (IG) é um título de propriedade industrial que reconhece, nacionalmente, determinado produto ou serviço por possuir características específicas de um território, seja por fatores naturais ou humanos.

Saiba mais
Apesar de não ser possível estabelecer precisamente o início da fabricação de redes em Jaguaruana, estima-se que a atividade ocorra desde o século XVIII, tendo sido iniciada pelos indígenas que habitaram a cidade. As informações constam na documentação enviada ao INPI no processo de IG.
Como o município é um grande produtor de algodão, principal matéria-prima das redes, a produção de redes foi vastamente beneficiada. Ainda com base na documentação enviada ao Instituto, a fabricação em Jaguaruana tem um perfil tipicamente familiar, com o chefe da família se dedicando à gestão e produção fabril, enquanto as mulheres e filhos atuam no acabamento das peças.

Já nos últimos anos, em resposta à competitividade trazida pelas indústrias, a produção familiar incluiu alguns avanços tecnológicos no processo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA