SESI Ceará reforça a importância do Pedagogo na educação

Hoje, 20/5, é celebrado, em todo o país, o Dia do Pedagogo.  A esse profissional, tão fundamental nas rotinas do ambiente escolar, cabe planejar, executar e coordenar as tarefas do setor da educação. O SESI Ceará aproveita a data para destacar a importância do ambiente educacional, pois trata-se do conjunto de elementos que circunda o educando.

Para o pedagogo e diretor da Escola SESI SENAI Parangaba, Robério Silva, esse ambiente proporcionado pela unidade, além dos aspectos tecnológicos, inclui diálogos sobre tolerância, meio ambiente, humanidade, globalização, empreendedorismo e inovação, tão necessários para o cidadão do século XXI. “O currículo desenvolvido pela nossa escola é arrojado, moderno, atento às mudanças da sociedade e mercado de trabalho. Contém disciplinas na área de tecnologias, como robótica, comunicação e empreendedorismo, mas também é preocupado com o desenvolvimento das habilidades comportamentais, sociais e emocionais”, ressalta.

Para desempenhar bem o seu papel, o profissional de Pedagogia tem que encarar muitos desafios. A diretora da escola de Sobral, e também pedagoga, Sâmia Ponte, cita que, entre eles, está a questão de evitar que os alunos tenham dificuldade de inserção nas novas ferramentas tecnológicas. “Precisamos estimular e incentivar para que todos consigam desempenhar seus papéis intelectuais e sociais e, principalmente, desenvolver essas competências nas pessoas, quer seja na equipe, nos alunos e nas famílias a distância”, aponta.

Para Sonia Soares, pedagoga e diretora da unidade de Juazeiro do Norte, ser pedagogo é muito mais que uma profissão. “É uma vocação. É um compromisso com a construção de um mundo. Como diz Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, cita. A diretora complementa que o SESI Ceará, além de pensar no processo de ensino aprendizagem com bons indicadores de resultados, foca na formação de excelentes cidadãos e profissionais qualificados. Levando em conta, sempre, a liberdade de expressão, respeito às diferenças, empreendimento de ideias e talentos. E, ainda, o desenvolvimento de competências e habilidades que atendam às necessidades da sociedade atual.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA