SESI Ceará comemora Dia Nacional da Matemática com enigmas

Para celebrar o Dia Nacional da Matemática, comemorado hoje, 6/5, o SESI Ceará publicou em suas redes sociais uma trinca de enigmas para estimular o uso dessa disciplina aplicada nas escolas da Casa e tão fundamental no nosso dia a dia. Além disso, a ação visa valorizar os profissionais dessa área. A seleção foi preparada pelo professor de nível superior em Matemática do SESI Parangaba, Alano Pitombeira.

Para Alano, a Matemática é importante pelos elementos enriquecedores do pensamento matemático na formação intelectual do aluno. “Seja pela exatidão do pensamento lógico-demonstrativo que ela exibe, seja pelo exercício criativo da intuição, da imaginação e dos raciocínios indutivos e dedutivos”, detalha.

Com o decorrer do tempo, com o avanço científico e tecnológico em destaque, a matemática tornou-se essencial na sociedade devido a necessidade diária que temos dela, já que está ligada a vários ramos, como a economia, finanças, saúde, engenharia, entre outros. “Com isso, o estímulo ao estudo e compreensão da matéria tendem a aumentar consideravelmente, sendo transmitida aos alunos de uma forma moderna, contextualizada, invocando os fatos e acontecimentos diários diretamente ligados às suas operações”, ressalta Alano.

Homenagem

O professor conta que essa data foi criada em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan. Ele nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, e aos 18 anos iniciou sua carreira de professor. Ele criava técnicas de ensino, como jogos, atividades lúdicas e desafios, tudo isso para facilitar o aprendizado de seus alunos e gerar mais interesse dos estudantes na disciplina.

Como não conseguia publicar alguns textos em um jornal, Júlio teve a ideia de utilizar pseudônimos e com o codinome R. S. Slade teve seus artigos impressos. A partir daí, por ser apaixonado pela cultura árabe, criou o nome Malba Tahan.

Júlio, com seu nome próprio e os que criou ao longo da vida, escreveu mais de 120 livros, sendo 50 deles com temas relacionados à matemática. Em 2013, o então governo do Brasil instituiu, em sua homenagem, o Dia Nacional da Matemática, data de seu nascimento.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA