Aprendizagem do SENAI Ceará forma jovens para indústrias cearenses

Milena Marilize dos Santos Araújo, que encerrou seu curso de Aprendizagem de Mecânico de Máquinas Industriais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) no último dia 5/4, foi contratada pela empresa Gerdau. Milena também finalizou o curso In company de Operação em Empilhadeira, ofertado pela Gerdau, em parceria com o SENAI Ceará, ocorrido entre os dias 22 e 24 deste mês.

“Para mim foi um orgulho tê-la como aluna, sempre dedicada e atenta às normas de segurança”, afirmou o docente Rosendo Lopes. Segundo Milena, o curso de Aprendizagem de Mecânico de Máquinas Industriais representou uma abertura de portas. “Eu me identifico bastante com essa área de mecânica industrial. A Gerdau é uma empresa incrível, que me fez enxergar muito além. Quero agradecer ao SENAI Ceará que me tornou a profissional que sou hoje”, disse.

Aprendizagem
O SENAI Ceará oferta cursos para atender as demandas industriais cearenses e sob medida, customizados para atender às necessidades das empresas. Além de contar com docentes capacitados e experientes, recursos tecnológicos atuais e metodologia própria de ensino reconhecida mundialmente, é possível realizar atendimentos em unidades remotas, in company, como estratégia para alcançar indústrias localizadas em regiões onde não há unidade de ensino do SENAI Ceará ou mesmo para convergir com as iniciativas priorizadas pela empresa.

Por meio de uma parceria firmada com o Sebrae, o SENAI oferta em seus cursos de aprendizagem, uma unidade curricular de Empreendedorismo, além da realização de um módulo inicial voltado para o despertar dos jovens às demandas emergentes do mercado de trabalho.

Em 2020, mesmo com a crise gerada pela pandemia, o SENAI Ceará formou cerca de 4.000 aprendizes, sendo cerca de 90% destes em áreas-fim e os demais em atividades administrativas das indústrias cearenses. As áreas mais demandadas são as de Calçados, Produção industrial, Logística, Têxtil, Vestuário, Metalmecânica, Cerâmica, Polímeros e Administração.

A aprendizagem é uma modalidade de curso regida por dispositivos como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu Art. 429, a Lei Nº 10.097/2020 e o Decreto 5.598/2005. “O programa, muitas vezes, possibilita o acesso ao primeiro emprego formal por jovens, e possui previsão de aulas teóricas e práticas associadas a uma carga horária de vivência profissional na empresa parceira. Assim, garante às pessoas toda a segurança que a CLT proporciona ao trabalhador e contribui para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade local”, afirma o coordenador de projetos especiais do SENAI Ceará, Demétrio Macêdo.

Sendo um programa desenvolvido exclusivamente para indústrias contribuintes, a formação dos aprendizes é realizada gratuitamente pelo SENAI Ceará. Além de oportunizar a inserção de jovens no mercado de trabalho, contratá-los na condição de aprendizes torna compulsória a capacitação profissional destas pessoas. “Dessa forma, ao final do programa, a empresa terá a possibilidade de contratação de trabalhadores já adaptados à cultura organizacional, aos processos e aos métodos de trabalho, o que resulta em maior produtividade. É comum encontrar líderes que iniciaram suas carreiras na qualidade de aprendizes”, destaca Demétrio Macêdo.

Para levar a Aprendizagem Industrial do SENAI para a indústria, basta entrar em contato pelo e-mail aprendizagem.industrial.ce@sfiec.org.br, informando o CNPJ, a quantidade de aprendizes que necessita e as respectivas áreas de formação mais aderentes aos postos de trabalho demandados. Uma equipe especializada do SENAI Ceará retornará com todas as orientações necessárias ao atendimento e, caso a indústria não seja contribuinte, dará os encaminhamentos pertinentes para viabilizar a parceria.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA