Dia Mundial da Propriedade Intelectual: SENAI Ceará lembra importância do tema para empresas

Hoje (26/4) é comemorado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A data, estabelecida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), visa conscientizar sobre a importância das marcas, patentes, direitos autorais, etc, além de celebrar a valiosa contribuição dos inventores para o desenvolvimento social e econômico mundial.

De acordo com a consultora de serviços técnicos do SENAI Ceará, Ronara Aragão, cada vez mais as empresas têm utilizado a inovação como estratégia para se tornarem mais competitivas no mercado global. Algumas ideias são transformadas em produtos, processos ou serviços, mas passam por jornada arriscada até chegarem ao mercado, quando necessitarão do uso de instrumentos do sistema de propriedade intelectual, como marcas, patentes, direito de desenho industrial, direito autoral, indicação geográfica. "O SENAI Ceará pode, com certeza, contribuir com todo esse processo agregando valores e garantias aos empreendedores", afirma.

Consideradas essenciais para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é o tema escolhido este ano para comemorar a data. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) comemora a data e lembra da importância das empresas investirem nesse tema.

No SENAI Ceará, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) está preparado para atender a indústria, desde a solicitação do pedido de patente junto ao órgão competente, passando pelo acompanhamento, valoração, até a transferencia de tecnologia.

O Diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, parabeniza os inventores e cientistas que se dedicam a gerar tecnologia e inovação em todo o país. "Agradeço também ao Presidente Ricardo Cavalcante, ao Diretor Sampaio Filho e sua equipe, também do Cointec, e ao gerente Tarcísio Bastos por sempre estimular e dar um norte importante a essa junção de forças que se dá entre o setor produtivo, a academia e o governo", destaca. O líder do SENAI ressaltou também o papel do SESI, do IEL e do Centro Internacional de Negócios na ambiência de inovação do Sistema FIEC.

No Brasil, os processos relacionados à Propriedade Intelectual são tocados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Economia, sendo o único órgão responsável pelo registro de marcas, patentes, desenhos industriais, topografia de circuitos integrados, indicações geográficas, programas de computador, contratos de tecnologia e de franquia.

Evento online
A consultora do SENAI Ceará, Ronara Aragão, integrante do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, estará hoje (26/4), ao lado de outros especialistas debatendo temas relevantes do universo da Propriedade Intelectual. Ela participa do painel 4, às 15h30, junto com a advogada Ana Carolina Matos. O assunto do painel será "Contratos de tecnologia e pandemia: Abordagem sobre o capacete Elmo no tratamento da Covid-19". A transmissão acontece no canal da OAB Ceará no Youtube.

Clique AQUI e conheça os serviços ofertados pelo SENAI Ceará em Propriedade Intelectual.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA