Institutos SENAI de Tecnologia do Ceará e do Rio Grande do Sul realizam reunião para fortalecimento de ações em rede

No dia 9/4, o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica do Ceará (IST EMM) e o Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica de Caxias do Sul (IST RS) realizaram reunião técnica para conhecimento e compartilhamento de suas expertises, portfólio e demandas, com o objetivo de firmar parcerias em desenvolvimento de projetos de tecnologia e inovação e serviços técnicos especializados.

Participaram da reunião o representante da Gerência de Planejamento, Paulo Adriano; o consultor técnico nas tecnologias da indústria 4.0 do IST EMM, Miqueias Araújo e o consultor de negócios, Rogério Augusto, representando o SENAI Ceará. Do SENAI-RS, participou Jaime Schreiner, gestor de projetos do IST-RS.

O momento foi idealizado após uma reunião de benchmarking realizada entre os dois Institutos (CE e RS), no dia 26/3, com o objetivo de conhecer e trocar experiências sobre ferramentas de gerenciamento de projetos, com foco em metodologias ágeis.

O IST em Eletrometalmecânica do Ceará, ligado à Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI – UNITEC, atua como um provedor de soluções, buscando melhoria contínua para produtos e processos industriais. Conta atualmente com uma equipe robusta de especialistas técnicos, laboratórios de diferentes segmentos industriais e uma gama de expertises que possibilita atender clientes de diversos setores industriais.

O IST em Mecatrônica de Caxias do Sul-RS atua no desenvolvimento e na melhoria de produtos e processos, no apoio à otimização do processo produtivo e na certificação de produtos.

Jaime Schreiner, gestor de projetos do IST-RS, explanou a grande demanda na área de desenvolvimento de embarcados e a necessidade de parceria para desenvolvimento de aplicações web. O consultor técnico Miquéias Araújo, do IST EMM, apresentou as competências tecnológicas do Instituto em desenvolvimento de aplicações web com foco em produtividade.

O IST EMM, atualmente, está inserido em grandes projetos de inovação com aplicação de tecnologias disruptivas, como IoT, Sistemas Web, Ciência de Dados e Visão Computacional. A parceria entre os institutos objetiva a complementação de competências com foco no sucesso dos projetos.

As equipes dos Institutos do CE e RS acreditam que a parceria possa fomentar a atuação em rede, possibilitando articulação e mobilização de esforços conjuntos para que os propósitos partilhados possam ser alcançados. O relacionamento colaborativo entre os Institutos, além de trazer sinergia para o sistema, constrói um espaço de troca e de construção coletiva.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA