SENAI inicia treinamento em segurança cibernética para SSPDS

Hoje (10/3) foi dado o pontapé inicial da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No começo da tarde, aconteceu a aula inaugural online do Curso Prático de Simulação Hiper-Realista de Ataques Cibernéticos, para profissionais ligados à SSPDS.

A abertura do curso contou com a presença do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; do secretário de segurança pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron; do superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará, José Helano Matos Nogueira; e do diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública, coronel Clairton Alves de Abreu.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, abriu a transmissão reafirmando o compromisso do SENAI na parceria com a SSPDS. "É uma alegria e grande satisfação o início desse curso e da parceria com a secretaria. Um dia histórico", destacou. Ele ressaltou o perfil estadista do secretário Sandro Caron. "O secretário acredita que a qualificação é fundamental para que a polícia consiga prestar um ótimo serviço a sociedade". O diretor acrescentou ainda que o tema é parte crítica e estratégica de qualquer governo ou instituição privada. Paulo André Holanda também agradeceu à gerente de Educação, Sônia Parente, e equipe do SENAI Jacarecanga.

O secretário Sandro Caron considera a iniciativa para formação de profissionais da segurança pública estadual uma pauta indispensável para preparar os agentes em um tema bastante atual e que visa fortalecer os mecanismos de proteção para prevenção de ataques cibernéticos. “Temos uma grande oportunidade de atuar dentro de um curso totalmente focado nas questões práticas de um assunto que poucos dominam e que não é um problema do futuro, é um problema do presente. O fato de ser um problema do presente e poucos dominarem é a razão para que a gente busque capacitação nessa área”.

Sandro Caron completa ressaltando a relevância de formar bons profissionais no Ceará para as demandas referentes à segurança cibernética. “Segurança pública é o policial. Não tem tecnologia que resolva os problemas da segurança pública no Ceará, no Brasil e no mundo, se nós não tivermos nas forças de segurança homens e mulheres bem selecionados, bem formados, capacitados e valorizados. Por isso, estando as forças de segurança do Ceará capacitadas, estará a sociedade mais segura”, ressalta.

Em complemento à fala do titular da segurança do Ceará, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp/CE), Helano Nogueira, que é autor de várias publicações sobre a temática da cibersegurança e já ocupou a posição de diretor mundial da Polícia Forense da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), adiantou o anseio dos alunos na instrução. “É curso prático de extrema relevância de ataque cibernético, envolvendo tanto o time de ataque como o de defesa. Nossos profissionais estão ansiosos para participar desse curso, que vem muito a engrandecer a segurança pública do Ceará”, comenta.

A solenidade de abertura da capacitação teve presença do diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Airton Abreu; do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; da gerente de Educação Profissional do SENAI Ceará, Sônia Parente; do gerente do SENAI Jacarecanga, que abriga a Academia de Segurança Cibernética do SENAI; Elias Pedrosa; do especialista técnico da área de Tecnologia da Informação do SENAI, Clayton Moura; e do professor do SENAI e tutor da turma em parceria com a SSPDS, César Viana.

Capacitação
O Curso Prático de Simulação Hiper-realista de Ataques Cibernéticos será desenvolvido totalmente na modalidade Educação a Distância (EAD) com carga horária total de 40 horas. Serão oito horas destinadas a desenvolver a capacidade de reflexão sobre os aspectos éticos aplicados ao dia a dia do profissional e fornecer fundamentação e elementos seguros para subsidiar um olhar crítico sobre o cenário legal e os impactos jurídicos da tecnologia no direito. As horas restantes serão dedicadas à prática no simulador virtual hiper-realista onde os alunos serão divididos em equipes e terão acesso às técnicas de ataque e defesa de rede e web.

O objetivo do curso é capacitar o aluno na técnica de detectar e mitigar os ataques sofridos em ambiente virtual, tomando as medidas necessárias para reverter o ataque e evitar que novos aconteçam. Ao final da instrução, os alunos serão capazes de utilizar técnicas de bloqueio de ataques, além de burlar proteções que impeçam o acesso e bom funcionamento de sistemas digitais. O curso visa qualificar o profissional da segurança pública do Ceará por meio de um simulador virtual hiper-realista, possibilitando a prática em cibersegurança tanto no ataque quanto na defesa cibernética.

Fazem parte da turma policiais civis e militares lotados nas agências de inteligência do Ceará que integram o Subsistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seisp), formado pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil e da Assessoria de Inteligência (Asint) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Completam a turma servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Supesp e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA