Atendendo a demanda das empresas, IEL Ceará oferece novo curso sobre compliance

O mercado está em um momento de profunda transformação, exigindo condutas éticas e transparentes das empresas e de seus representantes, independentemente do porte do negócio e da posição ocupada na cadeia produtiva. Diante dessa mudança, as empresas precisam se adequar e para ajudá-las o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) está trazendo ao mercado cearense o curso "Implementação e monitoramento de programas de compliance: aspectos teóricos e práticos", com início em 8/3. As inscrições estão abertas e podem ser feitas hoje mesmo com desconto de 30%. 

O curso será ministrado pelo advogado, mestre em Direito Constitucional e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), David Accioly de Carvalho. De acordo com ele, compliance pode ser compreendido como um programa orientado à prevenção e à mitigação de riscos relacionados à não conformidade de uma instituição a padrões éticos e legais.

Em outras palavras, é um conjunto de regras, padrões e procedimentos éticos e legais que deve orientar o comportamento da empresa e de seus empregados, servindo como mecanismo preventivo e um instrumento para criar, manter e atualizar a cultura da organização, alinhando os valores éticos dela.

"O programa de compliance minimiza riscos relacionados à não conformidade da instituição ao ordenamento jurídico, tais como: multas; condenações judiciais por responsabilidade civil e administrativa; mácula à imagem; proibições de contratar com a Administração Pública; entre outros", ensina o professor. Além disso, melhora o ambiente de trabalho e reputação da organização, facilita o acesso ao crédito, potencializa parcerias e novos negócios e também permite à empresa antecipar-se a fiscalizações.

O professor aconselha a implementação de programas de compliance para empresas de todos os portes. "O programa pode ser customizado de acordo com a realidade de cada organização. Assim, mesmo as micro e pequenas empresas podem fazê-lo", destaca. 

O tema compliance vem cada vez mais ocupando a pauta das empresas no Brasil, segundo o especialista, não apenas por conta da sua regulamentação normativa, mas pelo fato de a conformidade ética ser algo que o mercado e a sociedade reclamam. "A corrupção (um dos objetos do programa de compliance) já não é algo tolerado, de sorte que, em todo o mundo, registram-se esforços orientados à sua prevenção e repressão", conclui.

O curso do IEL Ceará irá abordar aspectos teóricos e práticos do programa de compliance, apresentando como os participantes podem implantá-lo em sua empresa. Além do desconto no curso, o IEL Ceará está com uma promoção e quem se inscrever no curso, que será realizado na modalidade on-line e ao vivo, ganha um curso na modalidade EaD gravado. São várias opções para o cliente escolher. As temáticas vão desde transformação digital a gestão empresarial, passando por soft skills, marketing digital, neurovendas, liderança 4.0, governança e gestão de pessoas, entre outras.

Para se inscrever no curso, clique AQUI. Outras informações no site do IEL Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA