No dia mundial da obesidade, SESI Ceará reforça importância dos cuidados com a saúde

Hoje, 4/03, é o Dia Mundial da Obesidade. Para auxiliar na perda de peso, profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) recomendam a prática regular de atividades físicas e alimentação saudável. E as atividades devem iniciar ainda na infância. Atualmente, a agência da ONU recomenda que crianças e adolescentes de 5 a 17 anos pratiquem pelo menos 60 minutos diários de atividade física — moderada a intensa. Pelo menos três vezes na semana, os exercícios devem incluir atividades que fortaleçam os músculos e os ossos.

Quem faz exercícios cuida da saúde e também conquistas resultados animadores. É o caso da aluna do SESI Maracanaú, Leidy Daianny Rodrigues, de 33 anos. Ela perdeu 17 quilos unindo atividade física e reeducação alimentar. “Eu comecei a fazer o treino funcional no SESI em novembro de 2020, e em três meses consegui perder 17 quilos. O que mais me motivou a ir para os treinos foi o acompanhamento que nós temos dos professores e a estrutura do espaço. Indico demais para quem deseja praticar atividades físicas”, afirma Leidy Daianny.
 

O professor de musculação e cross training do SESI Barra do Ceará, Misael Fernandes, destaca três motivos para praticar atividades físicas e esportivas na rede SESI: o ganho de saúde física e emocional, elevação do condicionamento físico e variedade de modalidades. “Praticar atividade física melhora a qualidade de vida, e melhora tanto a saúde física, como a mental. Combinar práticas esportivas com boa alimentação é a maior prevenção contra a obesidade”, ressalta o professor.

 

No SESI Ceará estão disponíveis diversas modalidades de atividades físicas, como cross training, musculação, natação, entre outras. Outra boa pedida é aliar as atividades ao serviço de acompanhamento nutricional disponível nas clínicas SESI da Parangaba e Maracanaú.

Confira os serviços oferecidos pelo SESI AQUI 

Saiba mais sobre a obesidade

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.
Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determina prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

Ainda segundo a OMS o número de indivíduos diagnosticados com obesidade no mundo até 2025 será de 700 milhões de pessoas. O Dia Mundial da Obesidade incentiva soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizar tratamento adequado e reverter a crise da obesidade.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA