Manual analisa fatores de risco e de proteção frente à afiliação de jovens a organizações criminosas

Na próxima sexta-feira (29/1), às 16h, será realizado o webinário online de lançamento do "Manual de análise de fatores de risco e de proteção frente à afiliação de adolescentes e jovens a organizações criminosas". A publicação é resultado de articulação feita no âmbito do Masterplan de Segurança Pública, conduzido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Além da apresentação do manual, o evento contará com um debate entre o psicólogo e mestre em psicologia Jorge Wambaster Farias, idealizador da pesquisa que gerou o manual, e o coordenador do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa, Thiago Holanda, sobre o panorama, no Ceará, do enfrentamento à violência, com foco em jovens e adolescentes.

A abertura do evento terá a participação do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, representando a FIEC, o coordenador do Laboratório Cearense de Psicometria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Walberto Santos, e o superintendente da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará, Ramom Teixeira. 

O manual traz uma abordagem prática da pesquisa realizada por Jorge Wambaster Farias para a sua dissertação de mestrado em Psicologia na UFC. A ideia é que a pesquisa possa ser mais facilmente consumida e transformada em ações, tanto do setor público quanto do setor privado, destinadas a prevenir a filiação criminal de jovens e adolescentes, ou em iniciativas que possam ajudar jovens nessa condição a conseguirem sair dessa realidade.

Na pesquisa, o psicólogo buscou analisar o que leva jovens e adolescentes a se filiarem a organizações criminosas, explorando e avaliando a influência de fatores psicossociais de risco e de proteção. A pesquisadora de segurança pública do Observatório da Indústria da FIEC, Mariana Biermann, explica que o Observatório forneceu suporte à pesquisa articulando a sua viabilização junto à Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará, ligada ao Governo do Ceará.  

"O manual tem o intuito de facilitar o acesso à informação produzida na dissertação de mestrado de Jorge Wambaster Farias, trazendo os resultados da pesquisa numa abordagem mais assertiva e prática", explica Mariana. Ela, juntamente com o autor da pesquisa, foram responsáveis pela sistematização da dissertação em uma publicação mais acessível à sociedade como um todo. "O webinário surgiu como uma forma de fazer chegar a um público maior a existência do manual e disseminar as suas informações, que são de interesse público", justifica.

De acordo com ela, o webinário e o manual são destinados a quaisquer interessados na temática, bem como pessoas que trabalham com projetos sociais, empresas que realizam ou que queiram realizar iniciativas voltadas ao desenvolvimento social, acadêmicos, entes governamentais, socioeducadores, entre outras.

Saiba mais

Segurança Pública é um dos 14 setores abordados nas Rotas Estratégicas Setoriais, trabalho articulado sob a liderança do Observatório da Indústria da FIEC. A Rota da Segurança Pública sinaliza o caminho de construção do futuro da segurança no estado do Ceará no horizonte de 2025. Caminho esse a ser percorrido por todos os segmentos da sociedade, sejam eles da iniciativa pública, privada ou terceiro setor. A Rota surgiu da prerrogativa de que um ambiente de paz é mais favorável para a competitividade e produtividade das empresas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico local.

Da Rota, surgiu o Masterplan de Segurança Pública, onde são priorizadas, coletivamente,  as ações elencadas na Rota e onde são feitas as articulações para transformá-las em projetos de alto impacto. O Masterplan de Segurança Pública trabalha na perspectiva de cinco dimensões: Segurança e Defesa Social; Prevenção; Governança; Sistema Prisional; e Sistema Socioeducativo. O manual é uma ação vinculada a esta última dimensão.

Sou Capaz

O SENAI Ceará tem uma parceria com o Governo do Estado que é um bom exemplo de como é possível intervir na realidade, em prol de uma cultura de paz. Trata-se do Sou Capaz, que ao mesmo tempo em que qualifica mão de obra para a indústria, dá oportunidade de trabalho para egressos do sistema prisional.

"O SENAI Ceará e a FIEC têm dado uma grande contribuição à sociedade com diversos projetos de qualificação profissional. O Sou Capaz é um exemplo disso. Estamos resgatando vidas, capacitando os egressos e os internos do sistema prisional, em parceria com o Governo do Estado, em diversos cursos para que tenham condições de empreender ou conseguir uma ocupação. Esse projeto significa uma nova chance de mudança de vida por meio da educação e do trabalho", pontua o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.
 
Serviço:
Webinário de lançamento do Manual de análise de fatores de risco e de proteção frente à afiliação de adolescentes e jovens a organizações criminosas
Data: 29/1/21
Horário: 16h
Onde: No Youtube do Sistema FIEC. Clique AQUI para participar.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA