Laboratório de tintas do SENAI Ceará é acreditado pelo Inmetro

A partir de fevereiro de 2021, terão início as atividades do Laboratório de Tintas do SENAI Ceará, acreditado pelo Inmetro, por intermédio da Coordenação de Acreditação (CGCRE), efetuada em conformidade com procedimentos internacionais de acreditação, a ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2017. Essa decisão torna o SENAI Ceará um Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC).

A acreditação, além de uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade garante a comprovação da competência técnica, credibilidade, imparcialidade, objetividade e capacidade operacional do laboratório.

Uma vez acreditado pelo Inmetro, o Laboratório de Tintas do SENAI Ceará passará a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios, constituída por laboratórios acreditados pelo Inmetro e que congrega competências técnicas e capacitações vinculadas às indústrias, universidades e institutos tecnológicos, habilitados à realização de serviços de ensaios.

Como um Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC), o Laboratório de Tintas do SENAI Ceará será o primeiro na região Norte/Nordeste e o quarto em todo o país. No escopo de serviços, são doze ensaios voltados para tintas e correlatos, como massas niveladoras, esmaltes e vernizes.

A acreditação teve o apoio do então presidente do Sindquímica, Marcos Soares. O Laboratório de Tintas do SENAI Ceará passa a ser apoio relevante no fortalecimento do segmento de tintas cearenses através da economia de tempo e de logística, gerando redução de custos e mais competitividade. Além disso, apoiará a obtenção e manutenção de certificações das marcas de tintas cearenses junto ao Inmetro, possibilitando a obtenção de selo de qualidade.

Para o gerente de inovação e tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos, o equipamento é de fundamental importância para a instituição e para a indústria. "Para o SENAI, o laboratório de tintas é importante instrumento do papel institucional de gerar serviços que ajudem o desenvolvimento da indústria cearense. Para a indústria, passa a ser apoio relevante no fortalecimento do segmento de tintas cearenses através da economia de tempo e logística, gerando redução de custos e mais competitividade", afirma.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA