SENAI e SAP certificam 177 internos e internas de estabelecimentos penais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, certificaram mais 100 internos ontem (9/12), na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, e mais 77 internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF). As qualificações são realizadas pelo Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanente em estabelecimento penais (Procap 2019) e financiadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Os cursos para os internos foram para as profissões de padeiro, serralheiro e marceneiro. As internas foram qualificadas em cursos de costura industrial pela manhã e, no período da tarde, concluíram o curso de padeira. Os qualificados consideram importante a chance de se profissionalizar e veem o momento como a esperança de um futuro melhor para quando estiverem em liberdade.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, comemora a conclusão das turmas. "É muito bonito de se ver. Um resgate da cidadania", afirmou.

Já coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, ressalta a importância da qualificação e reitera ser apenas o primeiro passo de uma nova vida. “Vocês agora têm uma chance de refazer o futuro. A Secretaria está pronta para ajudar em novas oportunidades e, na liberdade, nós da Cispe também daremos todo o apoio necessário”, finalizou.

Ao todo, 3.600 internos do sistema prisional cearense serão beneficiados pelo Procap em 9 unidades prisionais. Outros cursos disponíveis no programa são: padaria, serralheria de metais ferrosos e marcenaria de móveis sob medida.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA