Plataforma para o Desenvolvimento Industrial Cearense é lançada na FIEC

Na noite desta terça-feira, 07/12, aconteceu a última Reunião da Diretoria Plena da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), como também a reinauguração da Sala das Galerias e descerramento da placa dos 70 anos da FIEC. A pauta da última reunião foi o lançamento do livro “Plataforma para o Desenvolvimento Industrial Cearense”.

O livro é um projeto idealizado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e conta com a liderança de Carlos Prado, coordenação técnica do economista Lauro Chaves Neto e a participação dos economistas Byanca Pinheiro, Augusto Célio, Fernando Bezerra Melo, David Guimarães Coelho, Eduarda Fernandes Lustosa de Mendonça, Firmo Fernandes de Castro, Francisco Antônio de Alcântara Macêdo, Guilherme Muchale de Araújo, Eduardo Fontenelle Barros e Sérgio Silveira Melo.

O projeto surgiu da expectativa de grandes e pequenos industriais do Estado, e se configura como um verdadeiro dossiê no qual, a partir do diagnóstico da realidade atual da indústria cearense, foi possível firmar os pilares e eixos sobre os quais deve se assentar o desenvolvimento da indústria. Para tanto, foi apresentado um conjunto de propostas coerentes com o futuro do setor.

“Essa plataforma é um meio de dialogar com os governos, e mostrar aos governos federal, estadual e municipais, de uma forma mais simples e fácil, os problemas atuais da indústria.  Para isso, é preciso ter uma visão global desses problemas, e assim tentar resolver na sociedade como. Por isso, criamos uma plataforma para que os dados possam ser atualizados frequentemente e a gente consiga identificar com mais velocidade quais são os problemas ligados à indústria e resolvê-los”, afirmou o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Além disso, a plataforma tem como objetivo tornar a indústria cearense protagonista do desenvolvimento estadual, com a FIEC sendo a articuladora da integração das cadeias produtivas, do relacionamento com o poder público, academia, instituições de crédito e fomento.

“Neste trabalho, nós ouvimos os 40 sindicatos que trabalham com a FIEC, mais de 120 indústrias de pequeno, médio e grande portes, além de líderes de outros setores. Compilamos todas essas informações na plataforma, e apresentamos um diagnóstico de competitividade atual da indústria cearense, além de diretrizes e estratégias necessárias para o crescimento de diversos negócios, ressaltou o coordenador do projeto, Lauro Chaves.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA