IEL Ceará conclui a execução do PDL com o SENAI Ceará

O Instituto Euvaldo Lodi (IEl Ceará) realizou na última sexta-feira (4/12) o encerramento do Programa de Formação e Desenvolvimento de Líderes (PDL) para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará). O programa, que visa o desenvolvimento comportamental de profissionais que lideram equipes e/ou projetos, foi totalmente personalizado de acordo com as demandas de gestão do SENAI Ceará e contou com a participação de 25 gestores de unidades do SENAI em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. 

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, abriu o encontro de encerramento e afirmou que para o IEL é motivo de orgulho poder contribuir com o desenvolvimento das lideranças do SENAI Ceará. Ela ressalta que um dos diferenciais do programa é olhar minuciosamente para as necessidades estratégicas do cliente e construir um programa customizado de acordo com as demandas apresentadas, promovendo uma notória evolução dos participantes. No caso do SENAI, uma das ações trabalhadas foi a estruturação de projetos inovadores voltados ao negócio da instituição.  

“O IEL atua fortemente nessa personalização, sem fazer encaixes de ações que não tem a ver com o cliente. A partir de uma escuta ativa, verificamos o que o cliente necessita e, assim, construímos toda uma programação diferenciada. Agora, ao final do projeto, podemos ver o aprimoramento das competências das lideranças e a construção de projetos que foram estruturados para trazer melhorias para a instituição SENAI. Eu avalio como excelentes os resultados obtidos, pois o SENAI poderá se estruturar em alguns quesitos para melhor atender tanto o cliente externo como o cliente interno, e terá a seu dispor líderes mais atualizados com todo o processo de transformação do mercado”, afirmou.

O Programa de Desenvolvimento Estratégico da Gestão do SENAI Ceará, como ficou conhecido o PDL personalizado para o SENAI, teve início em setembro e contemplou o diretor regional, Paulo André Holanda, os gerentes corporativos, os gerentes de negócios e os coordenadores das unidades, além do assessor da diretoria. Entre as soluções utilizadas estão: Executive Coaching, Group Coaching e módulos gamificados para a construção dos projetos, além de mentorias. As mentorias focaram tanto no desenvolvimento dos líderes quanto do próprio negócio do SENAI.

No dia do encerramento do programa, os gestores das unidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte apresentaram em pitches os projetos elaborados. Os projetos foram avaliados por uma banca julgadora formada pela gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, pelo gerente de Operações e Negócios do SENAI Ceará, Carlos Egberto Mesquita, e pelo gerente da Unidade de Tecnologia, Tarcísio Bastos. Após as considerações da banca, o IEL Ceará apresentou resultados da ação e finalizou com a entrega de certificados. Os gestores concluíram o PDL mais integrados ao negócio do SENAI Ceará e com grandes desafios delineados nos projetos para colocar em prática no ano de 2021.

Saiba mais

O PDL tem como objetivo desenvolver novos líderes com competências necessárias a um mundo em constante transformação. A coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, explica que o serviço tem início com uma avaliação da necessidade estratégica da empresa. “Nós entendemos por que a empresa quer desenvolver essa liderança e em que aspectos essa liderança precisa ser desenvolvida. Todo o programa é personalizado para a demanda da empresa, não é um produto de prateleira”, afirma. A partir desse diagnóstico, o IEL traz diversas soluções especializadas para atender às necessidades apresentadas.

Nos módulos, o enfoque é aprender a partir da prática por meio de exercícios e dinâmicas de grupo. Entre os módulos, o participante trabalhará as demandas de desenvolvimento individual e potencialização de pontos fortes através de exercícios estratégicos para este desenvolvimento.

O programa conta com avaliação e análise preliminar do perfil comportamental de todos os participantes, caso a empresa deseje, feedback, construção de plano de ação individual, realização dos módulos comportamentais e encontros periódicos de follow up do plano de ação com cada participante do programa, visando o desenvolvimento de competências estratégicas. “É tudo atualizado com o que o mercado oferece hoje”, ressalta a coordenadora.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA