Agile Practices é tema de curso no IEL Ceará

Profissionais interessados em apresentar e praticar um modelo de tomada de decisão com abordagem ágil já podem se inscrever para o curso Agile Practices, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) a partir do dia 27 de novembro. Com 16h/aula de duração, o curso será ministrado pelo especialista Gino Terentim, na modalidade EAD ao vivo.

O curso é destinado a pessoas com conhecimentos básicos sobre metodologias ágeis: Agile Coachs, Scrum Masters, Gerentes de Projetos, Gerentes de Produtos, Product Owners e tomadores de decisão.

Segundo Gino Terentim, o diferencial das aulas será a aplicabilidade. "É um curso intermediário, que apresentará ferramentas práticas. Ao final dos exercícios discutiremos como essas experiências poderão ser aplicadas. A diferença desse curso é a aplicabilidade, vamos entrar em ferramentas que possam, de fato, trazer resultados para a vida profissional dos alunos, principalmente em relação a tomada de decisões", destaca.

As metodologias ágeis já foram tema de outros cursos no IEL Ceará. Em junho, Felipe Barreto ministrou curso de Gestão ágil de Projetos; em agosto, Vitor Massari ministrou cursos de Gestão Ágil de Projetos com Scrum; e, em setembro, Gino Terentim ministou curso também de Gestão Ágil de Projetos. Além da turma de Agile Practices, alunos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto também podem se inscrever no curso Advanced Business Agility, que será realizado em dezembro. 

Gino é empreendedor, mentor de startups e palestrante. Doutorando pela Université de Bordeaux, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Economia pela ESALQ/FEA - USP. Foi coordenador geral de Gerenciamento de Projetos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na estruturação da Diretoria de Projetos. Trabalhou como Consultor de Organização e Estratégia e esteve durante dois anos à frente do PMO Corporativo da Caixa Econômica Federal, na Superintendência de Inteligência Corporativa e Estratégia. Possui profundo conhecimento e experiência em Planejamento Estratégico, Inovação, Agile e Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.

Confira o conteúdo que será abordado:

Agile Project Management and Decision Making:

- Tomando melhores decisões com o framework Cynefin;
- Project Management Readiness Levels PMRL - Método exclusivo para definição da abordagem para o gerenciamento de projetos com base na escala TRL (technology readiness levels) criada pela NASA.
- Definindo o perfi de liderança, restrições, design organizacional, indicadores e incentivos com base no nível de prontidão - PMRL.

Agile Planning and Practice:

- Problem x Solution Fit e Product x Market Fit;
- Compreendendo o ciclo de difusão da inovação (E. Rogers);
- Aplicando o ciclo empírico do desenvolvimento de produtos e projetos;
- Lean Startup, Agile and Scrum;
- Criando o Roadmap do Produto e trabalhando hipóteses;
- Priorizando o Backlog do Produto para a primeira Release.

Sobre o IEL:

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) tem a missão de proporcionar soluções para o desenvolvimento empresarial e de carreiras, contribuindo para a competitividade da indústria cearense. O IEL compõe o Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), o Centro Internacional de Negócios da FIEC e o Observatório da Indústria.

Serviço
Curso Agile Practices
Quando: 27 e 28/11; 01 e 02/12
Horário: 18h30 às 22h, terça, quarta, sexta e sábado
Modalidade EAD ao vivo
Mais informações AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA