FIEC realizou a 7ª edição do Energia em Pauta

Na última quarta-feira (28/10), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado no Ceará (Sindienergia), realizaram a 7ª edição do Energia em Pauta. A transmissão, feita no YouTube do Sindienergia-CE, debateu o tema: ‘Perspectivas do setor energético do Brasil no horizonte 2030’.

Na abertura da edição, a palavra ficou com o presidente do Sindienergia, Benildo Aguiar, e a moderação do debate com o consultor da FIEC e presidente da CSRenováveis/CE,  Jurandir Picanço. Os debatedores foram o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim; o diretor de Geração Distribuída do Sindienergia-CE, Ricardo Correia; e o CEO da Rio Energy, Marcos Meireles.

A palestra foi feita pelo diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, Giovani Vitória Machado, que fez uma breve apresentação sobre as perspectivas do setor energético do Brasil no Horizonte 2030, mostrando os índices do cenário econômico de referência e alternativos, a evolução do consumo da eletricidade, perspectivas do consumo nas residências, indústrias, comércio e demais classes, a importância da autoprodução e muitas outras referências em relação ao futuro do setor energético.

“O PDE 2030 já expressará desafios e oportunidades que serão potencializados com a aceleração da transição energética. Em particular, a gestão da abundância de energia. Um grande desafio que também é uma oportunidade, com uma disponibilidade de produtos energético em magnitude”, afirma Giovani Machado.

“Quando você olha energia, não é só power, não é só gás. Ela é bem mais complexa que isso. E com tendências disruptivas, como a geração distribuída, o mercado de hidrogênio e o próprio painel solar. Como você pode fazer cenários em um mundo exponencial que vivemos”, relata Marcos Meireles sobre o mercado energético.

Para rever o debate da 7ª edição do Energia em Pauta CLIQUE AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA