Indústria da panificação promove ações para comemorar o Dia Mundial do Pão

O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan), associado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Rede Pão e a Associação Cearense da Indústria da Panificação (ACIP) promovem neste mês de outubro uma campanha institucional em comemoração ao Dia Mundial do Pão, celebrado em 16/10. A campanha foi lançada no dia 1º/10 e visa estimular o consumo do alimento entre os cearenses.

Uma das ações foi realizada na quarta-feira (7/10) com a doação de 2 mil unidades de pão ao Hospital Infantil Sopai. Os presidentes do Sindpan, Ângelo Nunes, da Rede Pão, Alex Martins, e Fernando Fernandes, da ACIP, participaram da entrega dos alimentos. A gestora do hospital, Glícia Passos, e a assistente social, Marcela Alcântara, receberam os empresários. O Sopai é uma entidade filantrópica e conta com a ajuda de padarias doando pães, torradas e bolos para as refeições dos pacientes. O consumo diário é de 300 pães e a ideia é que, neste mês, o consumo seja ampliado. A ação contou com a parceria de moinhos parceiros e o apoio da FIEC e do Sebrae. 

A campanha continua com outra ação no dia 15/10, quando serão distribuídos pães aos colaboradores da FIEC em agradecimento ao apoio da federação às ações do Sindpan. Além disso, o mascote da panificação, o Paderim, percorre diversas padarias ao longo do mês chamando a atenção para a data e mostrando a importância do consumo do alimento. Também serão feitas ações estratégicas com influenciadores e formadores de opinião. A campanha continua nas redes sociais do Sindpan com a publicação de vídeos e posts relacionados ao assunto.

“Para comemorar o Dia Mundial do Pão, o que a gente sugere é que os cearenses visitem as padarias do seu bairro e provem as suas especialidades de pão. As padarias estão preparadas, obedecendo a todos os protocolos do Governo do Estado”, diz o presidente do Sindpan, Ângelo Nunes. 

De acordo com ele, o setor de panificação está entre os mais impactados pela crise ocasionada pelo novo coronavírus. Isso porque, apesar de ser considerada uma atividade essencial no fornecimento de alimentos, parte da população reduziu a frequência de idas às padarias. “Tivemos uma queda elevada no faturamento durante o isolamento social, mas com a retomada já alcançamos 80% do faturamento anterior. Estamos tendo uma boa recuperação e acreditamos que até o final do ano o faturamento perdido seja recuperado”, afirmou. 

Saiba mais
O Dia Mundial do Pão foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. No Ceará, o consumo médio, por pessoa, é de 34 quilos de pão por ano. O setor conta com aproximadamente dois mil estabelecimentos formalizados e, desses, 170 são filiados ao Sindpan.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA