SENAI Ceará discute eficiência energética em webinar nesta quinta-feira (24)

Nesta quinta-feira, 24/9, às 17 horas, o SENAI Ceará realiza webinar para falar de um assunto fundamental para o setor produtivo cearense e para a sociedade em geral: eficiência energética.

Segundo o Conselho Americano para uma Economia Eficiente em Energia (ACEEE), o Brasil figura na 20ª posição em políticas e programas para eficiência energética, entre os 25 países com maior consumo de energia no mundo. "É fundamental que toda a população se envolva nessa questão, pois os impactos de um consumo desenfreado de energia são muito severos", explica Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC e um dos convidados do webinar.

Preocupada com o assunto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma cartilha voltada aos industriais. Entre as informações apresentadas, uma chama atenção: a energia total gasta com motores elétricos, refrigeração, ar comprimido e iluminação pode representar mais de 50% dos custos em energia das empresas.

A cartilha apresenta as principais recomendações para que os industriais diminuam o gasto energético das suas empresas. Essas estratégias também serão apresentadas no webinar, inclusive com comentários sobre casos reais.

Participam do debate Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Paulo Siqueira, especialista em Soluções em Energia e CEO da Soma Energia, e Maurício Gonçalves, diretor de inovação e tecnologia do Sindienergia. A mediação fica por conta de Isabela Maciel, especialista técnica em Energias Renováveis do SENAI Ceará.


Sobre o SENAI Ceará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA