Liderado pela FIEC, Grupo de Trabalho que planeja o desenvolvimento da indústria cearense no pós-pandemia encerra discussões

Na manhã desta quinta-feira (10/9), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) encerrou as discussões do Grupo de Trabalho (GT) que planeja o desenvolvimento da indústria cearense no pós-pandemia. O resultado das discussões será compilado em um documento, intitulado "Plataforma para o Desenvolvimento Industrial Cearense", que será lançado no dia 24 de setembro.

O GT é uma iniciativa do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que reuniu, ao longo dos últimos meses, economistas, empresários e sindicatos, para uma coleta das principais necessidades para nortear o plano de retomada industrial. O material será apresentado aos governos municipal, estadual e federal.

"O presidente Ricardo Cavalcante escolheu os economistas participantes, os líderes e os co-líderes do projeto. É um trabalho que pretende analisar a situação das empresas industriais do Ceará, levantar o seu potencial, ver onde estão as falhas e como poderiam ser corrigidas e, diante da tecnologia que já se encontra disponível, tornar as empresas cearenses as mais competitivas possíveis, seja no mercado interno ou externo", explicou o líder do GT, Carlos Prado.

A "Plataforma para o Desenvolvimento Industrial Cearense" está dividida em três capítulos: Contextualização, Pilares do Desenvolvimento Industrial Cearense e Proposições.

O primeiro capítulo apresenta um perfil da indústria até 2019 e traz dados referentes à pesquisa de Competitividade Industrial, elaborada pelo Observatório da Indústria da FIEC. Ela foi aplicada por meio de um questionário que mensurou diversos elementos relacionados à competitividade das indústrias cearenses. A amostra contemplou 121 empresas.

Foram detectados os problemas gerais na percepção do industrial cearense em relação a vantagens competitivas do estado, problemas de atratividade dos setores e as dificuldades na competitividade das empresas.

O objetivo geral é nortear o industrial sobre os caminhos que ele poderá percorrer para colocar os negócios nos trilhos e crescer. O material contempla sugestões específicas para cada um dos setores estratégicos e uma série de soluções indicadas por SESI, SENAI, IEL e CIN.

“O nosso papel, como instituições do Sistema FIEC, é facilitar a vida do empresário em um momento delicado de recuperação econômica. Teremos informações rápidas, ágeis e sistemas modernos para auxiliar os empresários”, pontuou Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA