Fórum de Transformação digital chega ao fim com discussão sobre educação

Nesta quinta-feira (8/9), chegou ao fim o I Fórum de Transformação Digital do Sistema FIEC: Desafios e Oportunidades para a Indústria Cearense no período pós-Covid-19. Para encerrar a programação, foram discutidos os desafios educacionais e soluções tecnológicas para o mundo do trabalho.

Participaram do debate Sônia Parente, gerente de Educação do SENAI; Ana Paula Pinho, gerente de Educação do SESI; Nei Silvério, executive Partner da Gartner; Felipe Morgado, gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional; Cristiano Oliveira,  coordenador de Pós-Graduação do Centro Universitário Farias Brito; Dower Frota, coordenador de Pós-Graduação do Centro Universitário Farias Brito; Andrey Barbosa, Diretor Executivo da Faculdade Ari de Sá; Henrique Soárez, pró-reitor administrativo da Uni7; e Anderson Morais, da CEO da Agenda Edu.

"Não temos uma definição sobre a volta às aulas de um ensino formal. Enquanto alguns estariam em isolamento, que é o grande fator para não se voltar às aulas, nós vimos o que a midia circulou sobre esse feriado sobre as praias lotadas. A educação vai além da esfera formal". 

"É fato, a pandemia trouxe uma desigualdade entre os diversos tipos de alunos no Brasil. Contudo, a gente entende que as redes de ensino se adaptaram bem dentro das suas possibilidades. A educação básica não foi feita para o formato online. Mesmo nós, da Escola SESI SENAI, que estamos trabalhando com tecnologia há algum tempo, tivemos grandes desafios. Eu concordo que temos que ser otimistas, acredito que mesmo com esse intervalo, os grandes objetivos da educação nessa década continuam de pé, que é ter alunos na idade certa na escola, é ter alunos saindo do 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados, é ter uma universalidade maior do ensino", disse Ana Paula Pinho, gerente de Educação do SESI Ceará.

Para Anderson Morais, CEO da Agenda Edu, estamos assistindo a educação se remodelar neste momento. "O modelo de Educação a Distância ainda gerava muitas dúvidas culturais. A partir de agora, existem instituições que vão entregar um EAD de ponta, e outras instituições que vão entregar um meio EAD, com ferramentas que não funcionam e aulas mal estruturadas".

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada. "A pandemia colocou algo que a gente precisava fazer desesperadamente, e a gente contou com um momento histórico em que a tecnologia pode nos auxiliar", lembrou Dower Frota.

Para conferir o painel na íntegra, clique AQUI.

Ao longo das últimas semanas, diversos painéis de debate foram apresentados ao público, sempre às terças e quintas-feiras. O fórum foi uma realização do Sistema FIEC, por meio de sua Diretoria de Inovação e Tecnologia, bem como SESI, SENAI e IEL, com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sebrae, da Gartner e da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA