Sindienergia obtém recomendação para certificação de qualidade ISO 9001: 2015

Após um criterioso processo de auditoria, o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado no Ceará (Sindienergia) recebeu a recomendação para a obtenção da certificação internacionalmente reconhecida para excelência em processos, atendimento e satisfação ao cliente, a ISO 9001 versão 2015. A auditoria externa que verificou o cumprimento de todos os requisitos normativos ocorreu na quarta-feira (2/9) e a expectativa é que o certificado seja recebido em 30 dias.

O presidente do Sindinergia, Benildo Aguiar, explicou que a certificação era uma meta do planejamento estratégico do sindicato. Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Sebrae, o Sindienergia construiu uma parceria para aprimorar a gestão de processos internos e para capacitar os colaboradores, o que na opinião do presidente foi decisivo para a conquista da certificação.  

“A importância da certificação ISO 9001 para o Sindienergia extrapola os limites do querer e envereda na vertente da necessidade e exigência do mercado que está cada vez mais competitivo. A busca pela conquista de manutenção da melhoria contínua traz uma visão de que as instituições deverão estar cada vez mais conectadas com a nova realidade que se apresenta. A implementação da ISO nos traz melhoria na gestão interna dos processos, além de passarmos a ser referência às empresas associadas. Proporciona ainda um enorme ganho de produtividade em função da condução organizacional no âmbito físico e digital. Isso, hoje, é essencial para atendermos aos requisitos legais, inclusive dentro da nova Lei Geral de Proteção de Dados, prestes a entrar em vigor”, destaca Benildo.

Segundo ele, o Sindienergia passou por uma etapa de 10 meses de organização interna dos processos, no sentido de adequá-los aos requisitos de excelência. Tudo foi orientado por uma consultoria, viabilizada através da parceria com o Sebrae. Após esse período, o Sindienergia contratou uma empresa certificadora que, em um primeiro momento, avaliou as conformidades e não conformidades e deu um prazo de 30 dias para ajustes e correções. Encerrado o prazo, a auditoria retornou para avaliar as adequações implementadas e recomendar a certificação.

A ISO 9001:2015 é um sistema de gestão da qualidade que tem como objetivo desenvolver e manter um alto padrão nas atividades internas da empresa para melhorar o desempenho da organização, com foco na satisfação de todas as partes interessadas da empresa: clientes, colaboradores, proprietários, fornecedores, governo e sociedade. Com isso, é possível proporcionar resultados confiáveis e eficientes.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA