Fórum de Transformação Digital do Sistema FIEC debate importância dos investimentos em inovação e tecnologia na saúde dos trabalhadores

Aconteceu, na quinta-feira (27/8), o sétimo painel do I Fórum de Transformação Digital do Sistema FIEC: Desafios e Oportunidades para a Indústria Cearense no período pós-Covid-19. Com o tema “Inovação e tecnologia em saúde: programas de saúde, segurança e qualidade de vida que maximizam o retorno sobre os investimentos”, o painel apresentou a experiência da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) na área da saúde e qualidade de vida e debateu a importância de ferramentas capazes de medir o investimento na saúde dos trabalhadores.

Participaram do debate o coordenador do Centro de Inovação SESI em Economia para Saúde e Segurança, Bruno Simões, o médico do trabalho e pesquisador do SESI Ceará , Cláudio Patrício, e o gerente de Saúde e Qualidade de Vida da CSP, Ricardo Galli.

O médico da CSP explicou como a área de saúde da CSP foi construída, como funciona atualmente, quais conceitos aplica, e deu exemplos de como a tecnologia pode e deve apoiar a área de promoção de saúde de qualquer empresa, além do pensamento de futuro para essa área na CSP. 

“A administração das empresas está constantemente evoluindo e a área da saúde tem que acompanhar esse processo de evolução. A gente tem que desenvolver ferramentas de medição de sucesso, de não sucesso, de eficácia das atividades que a gente faz e quantificar isso em termos financeiros. Para a empresa investir em saúde – porque saúde não é despesa, é sempre investimento – temos que mostrar o retorno que esses investimentos estão dando e para isso temos que ter ferramentas para medir, temos que ter resultados valorados”, afirmou Ricardo Galli, demonstrando que a saúde na CSP integra, como as outras áreas, o planejamento estratégico do negócio  da empresa.

A CSP utiliza duas soluções do Centro de Inovação SESI para mensurar o retorno dos investimentos em saúde. De acordo com Cláudio Patrício, as metodologias foram desenvolvidas em parceria com a Universidade Johns Hopkins (EUA) e conseguem tangibilizar a importância da adoção dessas tecnologias para a empresa. “É muito bom ver empresas como a CSP que imprimem a saúde no DNA da empresa. O trabalhador, a saúde do trabalhador, é um ativo da empresa e tem que ser tratado como tal. Precisamos contaminar o maior número de médicos do trabalho com essa perspectiva, buscando parcerias estratégicas, como a do Centro de Inovação do SESI, para colocar isso em prática ”, destacou.

Pesquisadores da Universidade de John Hopkins demonstraram que empresas que possuem excelência em programas de saúde, comparadas com outras, apresentaram, ao longo de anos, melhor desempenho na bolsa de valores. Outro estudo complementa mostrando que empresas que investiram em uma cultura de saúde interna tiveram maior desempenho no preço das ações comparadas com empresas que dirigem seus investimentos em culturas externas de saúde.

Para conferir o painel na íntegra, clique AQUI

Ao longo das próximas semanas, outros paineis de debate serão apresentados ao público, sempre às terças e quintas-feiras. O fórum é uma realização do Sistema FIEC, por meio de sua Diretoria de Inovação e Tecnologia, bem como SESI, SENAI e IEL, com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sebrae, da Gartner e da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Confira a programação: 

Dia 01/09 - Inteligência artificial e machine learning aplicada à segurança no setor de construção civil
Participantes:
Bruno Simões – Coordenador de PD&I do SESI
Rodrigo Nogueira – Engenheiro de Segurança e Pesquisador do SESI
Alexandre Mourão – Diretor de Engenharia da C. Rolim Engenharia
Barros Neto – Professor da UFC
Marcelo Montenegro – Diretor da Construtora Montenegro
Jorge Dantas – Diretor Técnico da KPR Rodan
Cláudio Barreira – Diretor de Engenharia da Mota Machado

Dia 03/09 - O que a crise sanitária nos ensinou sobre a importância de cuidar da Saúde? Inovação e tecnologia em saúde geram economia!
Participantes:
Bruno Simões – Coordenador de PD&I do SESI
Cláudio Patrício – Médico do Trabalho e Pesquisador do SESI
William Kassler – Vice-Diretor de Saúde da IBM Watson Health
Ron Goetzel – Senior Scientist da Johns Hopkins
Jaime Gama – Executive Partner da Gartner

Dia 08/09 - Desafios educacionais e soluções tecnológicas para o mundo do trabalho no período pós-Covid-19
Participantes:
Sônia Parente – Gerente de Educação do SENAI
Ana Paula Pinho – Gerente de Educação do SESI
Nei Silvério – Executive Partner da Gartner
Felipe Morgado – Gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional
Cristiano Oliveira – Coordenador de Pós-Graduação – Centro Universitário Farias Brito
Dower Frota – Coordenador de Pós-Graduação – Centro Universitário Farias Brito
Andrey Barbosa – Diretor Executivo da Faculdade Ari de Sá
Henrique Soárez – Pró-Reitor Administrativo da Uni7
Anderson Morais – CEO da Agenda Edu

INSCRIÇÕES AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA