FIEC homenageia presidente da CSP por sua atuação na Companhia

O presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Cláudio Bastos, foi recebido hoje (26/8), em almoço, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O presidente da instituição, Ricardo Cavalcante, diretoria e gestores das casas SESI, SENAI, IEL e Centro Internacional de Negócios, agradeceram pelo trabalho, dedicação e disposição de Cláudio Bastos à frente da CSP. Ele se despede do cargo e segue para novos desafios na Vale.

Ricardo Cavalcante destacou a aproximação das casas do Sistema FIEC com a CSP, demonstrando o esforço da Companhia em investir em educação nos diversos níveis. "A CSP é o orgulho do Ceará. Cláudio, leve nosso reconhecimento pela parceria e amizade. Estamos sempre de braços abertos para recebê-lo. Desejamos sucesso!", frisou.

Há 2 anos e seis meses como presidente da CSP, Cláudio Bastos ressaltou a ética e a preocupação com a segurança como alguns dos focos do seu trabalho à frente da Companhia. "Temos uma cultura solidificada na empresa. A ética é um valor inegociável, assim como a integração das áreas e a segurança. Isso também nos guiou no trabalho de proteção dos colaboradores durante a pandemia", disse.

Cláudio elogiou o Ceará e confessou que foi arrebatado pela terra do sol. "O Ceará me arrebatou pelo relacionamento com as empresas e o governo de forma ética, limpa, sincera e construtiva. O Ceará é ponto fora da curva. A elite daqui tem visão e projeto de Estado", ressaltou.

Desde fevereiro de 2018 como presidente da CSP, Cláudio Bastos contribuiu para estruturar as operações financeiras da empresa, tendo realizado a renegociação da dívida de implantação da empresa. Também contribuiu para desenvolver a cultura corporativa interna, valorizando os empregados e suas realizações. Além disso, implantou o Planejamento Estratégico da empresa e consolidou a segurança como o principal valor da CSP, deixando a empresa entre os melhores índices de segurança do mercado siderúrgico.

Entre outras ações que liderou, está a ampla e humana gestão de crise neste momento difícil de pandemia de Covid-19, tendo implantando mais de 40 ações internas e externas para que o cuidado com a vida das pessoas estivesse em primeiro lugar. O resultado disso é que a CSP manteve o seu nível de produção e exportação com o menor impacto possível nos resultados da empresa.

Nova liderança
O executivo Marcelo Botelho Rodrigues assumirá a presidência da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que é responsável por mais de 60% das exportações do Porto do Pecém, no Estado do Ceará.

Marcelo Botelho é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Engenharia de Produção (Finanças) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com MBA na COOPEAD – Graduate School of Business da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter cursado aperfeiçoamento no MIT, EUA e IMD, Suíça.

Tem diferenciada experiência em siderurgia e especializou-se em gestão de empresas, controladoria, governança corporativa, finanças, controle fiscal, planejamento tributário, tecnologia da informação, negociação, liderança e formação de equipes.

Com mais de 20 anos de experiência em multinacionais, sempre atuando em empresas líderes em seus mercados, nas áreas de finanças & controladoria da Vale, da Embraer, da CPFL, da Latasa e em consultorias empresariais. Nos últimos quatro anos, Marcelo Botelho atuou como presidente & CEO da California Steel Industries (CSI), nos Estados Unidos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA