Ricardo Cavalcante publica artigo no jornal O Povo sobre a nova agenda da indústria

Nesta quarta-feira (26/8), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, publicou artigo no jornal O Povo intitulado "Por uma nova agenda para a indústria". O artigo mostra o papel do Grupo de Trabalho (GT) criado pelo presidente com o objetivo de elaborar estratégias para a retomada do crescimento econômico após a pandemia. Ricardo Cavalcante, no texto, fala sobre a importância da união entre setor produtivo, governo e academia para a construção da indústria do futuro. Confira o texto na íntegra a seguir:  

A indústria é por excelência um espaço onde a inovação acontece. É na indústria que a pesquisa ganha consequência, que tendências são antecipadas, que demandas sociais são percebidas e transformadas em soluções coerentes, que novas ideias ganham materialidade, que projetos se realizam.

Mas tudo isso somente se faz possível quando uma extensa cadeia de valor que integra cada segmento industrial, trabalha de forma unida, integrada, em perfeita sintonia com seu entorno, para produzir e fornecer, no tempo preciso, com a qualidade necessária e a custo compatível, os bens que a sociedade almeja.

E em tempos tão complexos como este, quando "nada é mais permanente que a mudança", e esta se dá de modo tão inesperado e disruptivo, perceber tendências e antecipar o novo, requer muito estudo. E foi exatamente isso que busquei quando institui na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) um Grupo de Trabalho especialmente voltado para desenhar uma agenda estratégica para o desenvolvimento industrial cearense.

Nesse grupo reunimos a inteligência da economia do nosso Estado para entender as transformações socioeconômicas e tecnológicas em curso no mundo inteiro, de modo que, sabedores do estado da arte das mudanças, pudéssemos contextualizar a nossa atuação como segmento transformador que somos e construir uma nova visão de futuro.

Nosso propósito é elevar a competitividade de setores já consolidados, como a indústria da castanha, têxtil, de confecção, construção civil, metalmecânico dentre outros, e, simultaneamente, fortalecer e consolidar setores emergentes como a economia do mar, da saúde e das energias renováveis.

Mas nada se faz sozinho, precisamos uns dos outros para realizar nossos sonhos. Daí o projeto prever a articulação virtuosa da tríplice hélice, tendo a indústria como agente indutor e realizador da inovação; o governo em suas três esferas como ente regulador e fomentador das mudanças; e a universidade como instituição promotora da ciência e da tecnologia.

Nossa visão não é imediatista, mas de médio e longo prazo, pois acreditamos que a hora de construir a indústria cearense do futuro é agora. E é isto que estamos fazendo na Fiec.

Ricardo Cavalcante - presidente da FIEC

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA