Ceará Global debate investimentos estrangeiros no Ceará

Nesta quarta-feira (26/8), o Ceará Global, evento anual sobre comércio exterior e investimentos internacionais que este ano ocorre de forma online, apresentou ao público um debate sobre investimentos estrangeiros no Estado do Ceará. O assessor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Lauro Chaves, foi o mediador do painel, que contou também com a participação de Roseane Medereios, secretária executiva da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), e de Marcio Luiz de Lima, subsecratario da Câmara de Comércio Exterior do Governo Federal.

O objetivo do encontro, segundo Lauro Chaves, era debater o cenário economico do Ceará e do Brasil em termos de liquidez internacional e capacidade de atração de investimentos. "A economia estava se recuperando quando iniciou a crise do coronavírus, que mudou as perspectivas brasileiras e mundiais", pontuou.

"Esperamos que a pandemia acabe o quanto antes. Ela veio no momento em que o país já tinha aprovado a reforma da previdencia e galgado alguns caminhos. O governo está nas tratativas da reforma tributaria. Esperamos que tão logo isso passe o Brasil surpreenda a todos", disse Marcio Luiz de Lima.

Entre as áreas promissoras, no Ceará, a secretária Roseane Medeiras destacou o setor de energias renováveis. "Ainda temos muito o que crescer. Somos o único estado com um atlas híbrido, que dá informações detalhadas ao investidos", destacou.

Para Márcio Luiz, este é um dos principais diferenciais que os investidores procuram. "Investimento é uma concorrência. O investidor tem vários países pra ir. Ele vai escolher aquele onde ele tiver melhor tratamento, um ambiente mais favoravel, previsibilidade e transparência", lembrou.

"Antigamente se achava que incentivo fiscal resolvia a atração. Hoje, o investidor que saber o nivel de qualificação do capital humano que vai trabalhar na fabrica dele, se tem parque tecnológico, como é o diálogo com a academia, se há governança. São muitos fatores que influenciam, até mais que o simples incentivo", afirmou o mediador.

Para conferir na íntegra clique AQUI.

Ceará Global

O Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), com a co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (Unifor), organização da Prática Eventos e Muvon.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA