IEL Ceará realiza live sobre a carreira profissional do cientista de dados nesta quinta (13/8)

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realiza nesta quinta-feira (13/8), 16h, mais uma transmissão ao vivo de palestra no Instagram. O tema será “Trajetórias da carreira profissional de um cientista de dados”, com Felipe Viana. A proposta da live é apresentar um panorama da carreira dos cientistas de dados e mostrar como atua esse profissional. Essa é uma carreira em ascensão e demanda qualificação e competências especificas.

O cientista de dados é um profissional de perfil analítico com habilidades técnicas (em programação, matemática, estatística e conhecimento de modelos de negócios) com pensamento inovador e de criação. Seu foco é extrair valor (insights) para a empresa, projeto ou solução tecnológica.

“O trabalho de um cientista de dados é bem diverso, mas em essência é trabalhar com dados de diversas fontes criando modelos de Machine Learning, soluções em Analytics, sistemas de recomendação, reconhecimento de imagens, detecção de anomalias, fraudes e desvios, solução em IoT (Internet das coisas) classificação de documentos, relatórios de inteligência, entre outros”, explica Felipe Viana. 

O cientista de dados atua nos diversos setores da economia, como mercado financeiro, varejo, jurídico, indústria, esporte, moda, segurança, governo, saúde e pesquisa. A formação contempla Programação, Estatística, Análise de dados e Modelos de Aprendizado de Máquina. “Cursos de pós-graduação e extensão são os mais encontrados. Cursos de graduação ainda são poucos comparados àqueles”, diz.

Felipe Viana é bacharel em Sistemas de Informação, engenheiro marítimo, com pós-graduação em Engenharia de Software e MBA em Gerenciamento de Projetos. É mestrando em Engenharia de Telecomunicações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), na linha de pesquisa PDS com foco em Big Data, Computação Paralela e Distribuída, Machine Learning e Inteligência Artificial (IA). Atualmente, é Coordenador de Sistemas atuando no desenvolvimento de projeto nas áreas de Analytics, Business Inteligence (BI), Machine Learning, IA, Cloud Computing and DevOps, em empresa do setor financeiro. Possui experiência de mais de 15 anos tendo colaborado em empresas como Petrobras, SEDET-CE, Eletra Energy, Heineken, Mallory e Vicunha. As atividades foram desenvolvidas em países como China, Singapore, Estados Unidos e Maldivas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA