Em homenagem ao dia do estagiário, IEL Ceará promove o IEL Talks

O dia do estagiário é comemorado no Brasil no dia 18 de agosto e para marcar a data o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promove nesta sexta-feira (14/8), às 15h, o IEL Talks. Será um bate-papo inspirador transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do IEL Ceará com profissionais que iniciaram a carreira como estagiários na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e hoje atuam na alta gestão da organização. A ideia é motivar os estudantes e mostrar como o estágio pode ser a porta de entrada de uma carreira de sucesso numa empresa.

Um dos convidados é Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria da FIEC, iniciativa que engloba os projetos de inteligência competitiva e prospecção de futuro do Programa para Desenvolvimento da Indústria. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Gestão da Inovação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade de Ben Gurion, ele iniciou o estágio na FIEC em 2005 e permaneceu como estagiário por dois anos, sendo posteriormente efetivado. Desde 2018 gerencia o Observatório.

Na opinião dele, o estágio é muito importante na formação profissional por complementar a formação acadêmica e deve ser encarado com seriedade e profissionalismo. "O estágio permite a construção de uma rede de contatos e da imagem profissional, contribuindo para novas oportunidades profissionais", destaca.

A outra convidada é Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, gerente do Núcleo de Expansão Industrial da FIEC e representante na área sindical da FIEC junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Dana é especialista em Administração e Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), em Qualidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Iniciou a trilhar sua carreira no Sistema FIEC em 2004 como estagiária. Depois, foi bolsista, coordenou projetos e gerenciou o Núcleo de Convênios e Parcerias para apoiar o desenvolvimento dos sindicatos patronais.

Dana conta que, no início, buscou entender a real missão da instituição e dar o seu melhor para contribuir com essa missão. Para ela, uma habilidade necessária a quem quer trilhar uma carreira em uma empresa e obter êxito é foco. "Eu foquei e não me deixei desmotivar, apesar de ter passado por momentos ruins, como todo profissional.  Por mais que você se abale em determinado momento, é preciso reerguer a cabeça e se qualificar sempre porque isso ninguém tira da gente. É possível sim trilhar uma carreira de sucesso começando como estagiário. Mas é preciso foco, propósito, respeitar as pessoas e buscar sempre o seu autodesenvolvimento. É muito importante fazer uma autorreflexão e se autoconhecer", aconselha.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA